QUANTO MAIS PRÓXIMO DO NOSSO COTIDIANO, MAIS FÁCIL É DE SE OBSERVAR E APRENDER. E ISSO SE SOLIDIFICA QUANDO SE TRATA DE ESTUDANTES, POIS PERMITE A CONTEXTUALIZAÇÃO DOS CONCEITOS TEÓRICOS VIVENCIADOS EM SALA DE AULA, PERMITINDO ASSIM UMA MELHOR COMPREENSÃO. AS VISITAS TÉCNICAS CHAMARAM ATENÇÃO PELA RIQUEZA DE RESULTADOS, PELA DENSIDADE E PELA UTILIDADE QUE ELAS SE REVERTEM. ESTE TRABALHO OBJETIVA DESCREVER UMA ATIVIDADE DE CAMPO DESENVOLVIDA NA DISCIPLINA GÊNESE E MORFOLOGIA DO SOLO DO CURSO DE ENGENHARIA DE BIOSSISTEMAS DA UFCG CAMPUS DE SUMÉ-PB, COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA FACILITADORA DO RECONHECIMENTO DO SOLO EM DIFERENTES REGIÕES FISIOGRÁFICAS E SUA IMPORTÂNCIA NO DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO. A ATIVIDADE ACONTECEU COMO PROPOSTA DA DISCIPLINA DE GÊNESE E MORFOLOGIA DO SOLO, TRAZENDO POSSIBILIDADES DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO ESSENCIAL NA PROPOSTA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA.