A EDUCAÇÃO AMBIENTAL VEM GANHANDO ESPAÇO NAS ESCOLAS, POIS ESTÁ INSERIDA NOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS COMO TEMA TRANSVERSAL E INTERDISCIPLINAR. NESSA PERSPECTIVA AS AÇÕES DE SUSTENTABILIDADE VÊM SENDO INCORPORADAS PELOS DOCENTES EM SEUS PLANOS DE AULA, NA BIOLOGIA POR CONTEMPLAR A ECOLOGIA. A APLICAÇÃO DE ATIVIDADES QUE GEREM CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL SURGE COMO UMA FERRAMENTA METODOLÓGICA FACILITADORA DA APRENDIZAGEM. BOLSISTAS DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UFCG EM PARCERIA COM A E.E.E.F.M. JOSÉ ROLDERICK DE OLIVEIRA DO MUNICÍPIO DE NOVA FLORESTA-PB, DESENVOLVEU UM CONJUNTO DE ATIVIDADES SOCIOAMBIENTAIS QUE OBJETIVOU A DIFUSÃO DO CONHECIMENTO SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE, A FIM DE INCENTIVAR OS DISCENTES ENVOLVIDOS NA PESQUISA A ATUAR NO SEU COTIDIANO UTILIZANDO PRÁTICAS E HÁBITOS QUE PRESERVE O MEIO AMBIENTE. FORAM APLICADOS 66 QUESTIONÁRIOS NAS TURMAS DO ENSINO MÉDIO, TURNO MANHÃ, A PARTIR DE UM QUESTIONÁRIO SEMIESTRUTURADO. VERIFICOU-SE QUE 80% DOS ENTREVISTADOS AFIRMARAM CONHECER EDUCAÇÃO AMBIENTAL. EM RELAÇÃO À SUSTENTABILIDADE, 67% SABEM O SIGNIFICADO E 38% AFIRMAM FAZER USO DOS 5R’S. CONSTATOU-SE QUE ÀS MAIORES DIFICULDADES EM PRATICAR OS 5 R’S, SÃO: 31% FALTA DE INTERESSE; 30% EVITAR O CONSUMISMO; 15% FALTA DE INFRAESTRUTURA NAS CIDADES; 12% FALTA DE VONTADE DE SEPARAR O LIXO E 12% FALTA DE IDEIAS. TAMBÉM FORAM DESENVOLVIDAS AÇÕES MOTIVADORAS E GERADORAS DE APRENDIZAGEM ATRAVÉS DE FERRAMENTAS METODOLÓGICAS DIVERSIFICADAS. SENDO ASSIM, ESSE TRABALHO EDUCATIVO COM DISCUSSÕES E APLICAÇÃO DE RECURSOS METODOLÓGICOS CONTRIBUIU PARA O ENTENDIMENTO DA NECESSIDADE DE AÇÕES PRÁTICAS E SUSTENTÁVEIS.