ESTE ARTIGO TEM COMO PRINCIPAL OBJETIVO ANALISAR À LUZ DA NEUROCIÊNCIA A REAL CONTRIBUIÇÃO DA AFETIVIDADE NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NO SEGUIMENTO DE EDUCAÇÃO INFANTIL NA ESCOLA MUNICIPAL DE CARIACÁ, LOCALIZADA NA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE CARIACÁ, EM SENHOR DO BONFIM- BAHIA. TRATA-SE DO RESULTADO DE UMA PESQUISA QUALITATIVA, CUJO MÉTODO UTILIZADO, ALÉM DO DIALÉTICO E DE OBSERVAÇÃO, UM QUESTIONÁRIO SEMIESTRUTURADO COM A EDUCADORA DA CLASSE ESCOLHIDA, COMO RECORTE DA REALIDADE DAQUELA INSTITUIÇÃO DE ENSINO. AO TECER AS ÚLTIMAS CONSIDERAÇÕES PODEMOS AFIRMAR QUE É NECESSÁRIO QUE SE PERCEBA A LIGAÇÃO ENTRE COGNIÇÃO E AFETO E QUANDO A ESCOLA CONSEGUE TRABALHAR COM ESSAS DIMENSÕES ELA PODE INTERFERIR DE MANEIRA A CONDUZIR POSITIVAMENTE AS REAÇÕES EMOCIONAIS DOAS ALUNOS, FAVORECENDO A FORMAÇÃO E A SOLIDIFICAÇÃO DE ATITUDES BENÉFICAS À APRENDIZAGEM