O PRESENTE RELATO DE EXPERIÊNCIA DE CARÁTER DESCRITIVO FOI ELABORADO A PARTIR DA ABORDAGEM DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E TIRINHAS COMO INOVAÇÃO EM SALA DE AULA UTILIZANDO A METODOLOGIA ATIVA COMO FACILITADOR DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NAS AULAS DE CIÊNCIAS, CONTEMPLANDO O CONTEÚDO DOS INVERTEBRADOS EM UMA TURMA DE 7º ANO. A PARTIR DESTE RELATO DE EXPERIÊNCIA DOS RESIDENTES DE BIOLOGIA, GRADUANDOS PELA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB), IMERSOS COMO BOLSISTAS E OUTROS COMO VOLUNTÁRIOS DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP). A ATIVIDADE REALIZADA NA SALA DE AULA, APÓS A PARTE TEÓRICA DO ASSUNTO, UTILIZOU HQS E TIRINHAS QUE CONTINHAM REPRESENTANTES DOS FILOS PRESENTES NO GRUPO DOS INVERTEBRADOS. COMO SÃO ANIMAIS MENOS ATRATIVOS PARA OS HUMANOS, COMPARADOS COM OS REPRESENTANTES DOS VERTEBRADOS, ESSA ATIVIDADE AUXILIOU NA COMPREENSÃO E TORNOU O ENSINO MAIS PRAZEROSO E CRIATIVO, CORROBORANDO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. O OBJETIVO É APRESENTAR EXEMPLOS PRÁTICOS E SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA SE TRABALHAR COM HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E TIRINHAS COMO MATERIAIS DE APOIO DIDÁTICO EM SALA DE AULA. A REFERIDA PESQUISA PODERÁ SERVIR DE APOIO, POSTERIORMENTE, NA PRODUÇÃO E EXECUÇÃO DE DIFERENTES METODOLOGIAS PARA MELHOR ATENDER AS CARÊNCIAS DAS AULAS DE CIÊNCIAS NAS ESCOLAS PÚBLICAS, NÃO SÓ NO CONTEÚDO DE INVERTEBRADOS, MAS TAMBÉM NOS DEMAIS, VINDO A AJUDAR OS FUTUROS RESIDENTES E ALUNOS.