ESTIMA-SE QUE UM TERÇO DA POPULAÇÃO MUNDIAL VIVE EM ÁREAS COM BAIXA OFERTA DE ÁGUA POR CAUSA DA DEGRADAÇÃO OU POR SE TRATAR DE REGIÕES ÁRIDAS OU SEMIÁRIDAS. NO BRASIL, O NORDESTE É A REGIÃO QUE MAIS TEM PROBLEMAS DEVIDO À ESCASSEZ DE ÁGUA. FATORES COMO CRESCIMENTO POPULACIONAL, A FALTA DE ATENÇÃO PARA O USO RACIONAL E DESCASO NA PRESERVAÇÃO DOS MANANCIAIS, CONTRIBUEM CONJUNTAMENTE PARA A DIMINUIÇÃO DA OFERTA PELO COMPROMETIMENTO DA QUALIDADE DOS RECURSOS HÍDRICOS DISPONÍVEIS. DENTRO DESTE CONTEXTO, FORAM DESENVOLVIDAS AÇÕES TÉCNICO-AMBIENTAIS E EDUCACIONAIS EM ESCOLAS DA ZONA RURAL DE VÁRIOS MUNICÍPIOS PARAIBANOS REFERENTES À QUALIDADE E DISPONIBILIDADE DA ÁGUA DESTINADA AO CONSUMO HUMANO COM O INTUITO DE CONTRIBUIR PARA MELHORIA DAS CONDIÇÕES DE SAÚDE E BEM ESTAR DA COMUNIDADE LOCAL. A METODOLOGIA COMPREENDEU AS ETAPAS DE: DISCUSSÃO ACOMPANHADA DE ORIENTAÇÃO TÉCNICO-CIENTÍFICA SOBRE OS PRINCIPAIS PROBLEMAS ENFRENTADOS PELA POPULAÇÃO DO MUNICÍPIO QUANTO AO USO DE ÁGUA, ANÁLISES QUÍMICAS, FÍSICAS E MICROBIOLÓGICA DA ÁGUA ARMAZENADA E UTILIZADA NA ESCOLA E SOCIALIZAÇÃO DOS RESULTADOS POR MEIOS DE ATIVIDADES EDUCATIVAS FEITAS COM ESTUDANTES E PROFESSORES. ESSE TRABALHO APRESENTA AS AÇÕES REALIZADAS NA ESCOLA DA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO DE QUEIMADAS-PB. PÔDE-SE VERIFICAR QUE O ARMAZENAMENTO INADEQUADO E O DESCUIDO COM A HIGIENIZAÇÃO DOS FILTROS DE BARRO FORAM AS PRINCIPAIS CAUSAS PARA CONTAMINAÇÃO DA ÁGUA CONSUMIDA. DA INTERAÇÃO COM TODAS AS COMUNIDADES DA ZONA RURAL, A CONCLUSÃO COMUM É DE QUE A MELHORIA DA QUALIDADE DA ÁGUA OFERTADA PASSA PELA IMPLANTAÇÃO DE OBRAS ´PÚBLICAS DE SANEAMENTO E PELA DISSEMINAÇÃO DE AÇÕES PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL DOS MORADORES.