Artigo Anais VI FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

A RELEVÂNCIA DOS SABERES HISTÓRICOS PARA CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS

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Publicado em 30 de julho de 2014

Resumo

Em 2004, o Decreto nº 5154 instituiu, no Brasil, a modalidade de Ensino Médio integrado à Educação Profissional Técnica, pretendendo corrigir as distorções produzidas entre a LDBEN nº 9394/96 e o Decreto nº 2208/97. Decorrente daquele decreto, o Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM) voltou a oferecer cursos técnicos nessa modalidade. Considerar-se-á que Ensino Integrado difere de Educação Integral porque essa última exige mais do que a justaposição de conteúdos. A omnilateralidade (por oposição à unilateralidade da formação decorrente da divisão do trabalho) pressupõe a formação integral do aluno a partir de princípios científicos, estéticos e morais consistentes. A Educação Integral tem a pretensão de suprimir a dualidade, existente historicamente, entre a educação profissional e a formação geral. Nesse sentido, o estudo dos conhecimentos técnicos, social e historicamente produzidos pela humanidade, se apresenta como uma estratégia curricular relevante para que se possa realizar uma aproximação factível à Educação Integral.

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