A RELAÇÃO ENTREO CONHECIMENTO MATEMÁTICO ESCOLAR E O POPULAR: A ETNOMATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
"2014-07-30 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 6249 "edicao_id" => 20 "trabalho_id" => 386 "inscrito_id" => 810 "titulo" => "A RELAÇÃO ENTREO CONHECIMENTO MATEMÁTICO ESCOLAR E O POPULAR: A ETNOMATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS" "resumo" => "Este trabalho trata-se de um relato de experiência sobre uma etapa do Projeto intitulado “Etnomatemática na Educação de Jovens e Adultos”, o projeto está sendo desenvolvido no âmbito da disciplina de Estágio Supervisionado III, no curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal Rural de Pernambuco, cujo objetivo é vivenciar experiências didático-pedagógicas em espaços de educação formal e não-formal na mencionada modalidade de ensino. A etapa do projeto desenvolvida foi realizada no módulo II da EJA em uma escola municipal de Recife-PE. O objetivo foi trabalhar alguns conteúdos do bloco Grandezas e Medidas (Proposta Curricular, 2001) dentro da abordagem da etnomatemática. Participaram da atividade 8 educandos, de ambos os sexos, com idades entre 32 e 64 anos. Os resultados parciais apontam para um maior envolvimento dos educandos, bem como uma maior assimilação dos conteúdos em virtude, principalmente, de sua relevância social e da sua relação concreta com o cotidiano." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA" "palavra_chave" => "EJA, ETNOMATEMÁTICA, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_2datahora_25_05_2014_23_58_09_idinscrito_810_b4a246b7632b749a914bb45177e8e83f.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:52" "updated_at" => "2020-06-10 12:46:20" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IRIS MARIA BARBOSA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "IRIS BARBOSA" "autor_email" => "iris_hta_15@hotmail.com" "autor_ies" => "UFRPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-fiped" "edicao_nome" => "Anais VI FIPED" "edicao_evento" => "VI Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2014" "edicao_logo" => "5e49aec952f7c_16022020180617.png" "edicao_capa" => "5f186e2e282dd_22072020134950.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-07-30 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 6249 "edicao_id" => 20 "trabalho_id" => 386 "inscrito_id" => 810 "titulo" => "A RELAÇÃO ENTREO CONHECIMENTO MATEMÁTICO ESCOLAR E O POPULAR: A ETNOMATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS" "resumo" => "Este trabalho trata-se de um relato de experiência sobre uma etapa do Projeto intitulado “Etnomatemática na Educação de Jovens e Adultos”, o projeto está sendo desenvolvido no âmbito da disciplina de Estágio Supervisionado III, no curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal Rural de Pernambuco, cujo objetivo é vivenciar experiências didático-pedagógicas em espaços de educação formal e não-formal na mencionada modalidade de ensino. A etapa do projeto desenvolvida foi realizada no módulo II da EJA em uma escola municipal de Recife-PE. O objetivo foi trabalhar alguns conteúdos do bloco Grandezas e Medidas (Proposta Curricular, 2001) dentro da abordagem da etnomatemática. Participaram da atividade 8 educandos, de ambos os sexos, com idades entre 32 e 64 anos. Os resultados parciais apontam para um maior envolvimento dos educandos, bem como uma maior assimilação dos conteúdos em virtude, principalmente, de sua relevância social e da sua relação concreta com o cotidiano." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA" "palavra_chave" => "EJA, ETNOMATEMÁTICA, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_2datahora_25_05_2014_23_58_09_idinscrito_810_b4a246b7632b749a914bb45177e8e83f.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:52" "updated_at" => "2020-06-10 12:46:20" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IRIS MARIA BARBOSA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "IRIS BARBOSA" "autor_email" => "iris_hta_15@hotmail.com" "autor_ies" => "UFRPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-fiped" "edicao_nome" => "Anais VI FIPED" "edicao_evento" => "VI Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2014" "edicao_logo" => "5e49aec952f7c_16022020180617.png" "edicao_capa" => "5f186e2e282dd_22072020134950.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-07-30 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }