A CAATINGA É A FORMAÇÃO DOMINANTE NO NORDESTE DO BRASIL, COM CLIMA SEMIÁRIDO, OCUPANDO UMA ÁREA DE APROXIMADAMENTE 800.000 KM². O BIOMA CAATINGA FOI CONSIDERADO POR MUITO TEMPO COMO UM AMBIENTE DE POUCA RIQUEZA BIOLÓGICA, ENTRETANTO ESTE BIOMA APRESENTA UMA RICA BIODIVERSIDADE, POR ISSO, É IMPORTANTE QUE A ESCOLA PROPORCIONE UM ENSINO-APRENDIZAGEM QUE DESPERTE NOS ALUNOS A VALORIZAÇÃO E A IMPORTÂNCIA DO SEU BIOMA. O PRESENTE ESTUDO TEM O OBJETIVO DE AVALIAR OS CONHECIMENTOS SOBRE O BIOMA CAATINGA DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE ARACATI – CEARÁ. O ESTUDO FOI REALIZADO EM SETEMBRO DE 2018, NO MUNICÍPIO DE ARACATI, ESTADO DO CEARÁ, EM UMA ESCOLA MUNICIPAL PÚBLICA. O ENSINO FUNDAMENTAL FOI ESCOLHIDO PARA A PESQUISA PARA AVALIAR QUAL É A ABORDAGEM INICIAL, OU SEJA, QUAL É A VISÃO PRIMÁRIA QUE OS ESTUDANTES POSSUEM A RESPEITO DESTE BIOMA. OS ALUNOS FORAM AVALIADOS POR MEIO DE QUESTIONÁRIO COM DEZ QUESTÕES OBJETIVAS SOBRE O BIOMA CAATINGA. O QUESTIONÁRIO FOI APLICADO EM QUATRO TURMAS DA ESCOLA, NAS SÉRIES DE 6º AO 9º ANO, COM ALUNOS ENTRE 11 E 17 ANOS, SENDO 40 DO SEXO FEMININO E 50 DO SEXO MASCULINO, TOTALIZANDO 90 QUESTIONÁRIOS. O CONHECIMENTO RELACIONADO AO BIOMA CAATINGA POR PARTE DOS ALUNOS DA ESCOLA AVALIADA PODE SER CONSIDERADO MEDIANO, PORÉM LIMITADO, PRINCIPALMENTE EM RELAÇÃO A DEFINIÇÃO DE CAATINGA E A SUA CARACTERIZAÇÃO FITO FISIONÔMICA.