O SOLO É UM FATOR MUITO IMPORTANTE PARA A VIDA NA TERRA, NELE CRESCEM AS PLANTAS E VIVEM OS DIVERSOS ANIMAIS, SENDO UTILIZADO PELOS SERES HUMANOS DESDE DAS PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES, NO QUAL SE RETIRAVAM DELE OS ALIMENTOS NECESSÁRIOS PARA A SOBREVIVÊNCIA E PRODUZIAM TINTAS PARA PINTAR AS ROCHAS, COMO FORMA DE SE COMUNICAREM. COM O DESENVOLVIMENTO DE TÉCNICAS, O USO DO SOLO FOI CADA VEZ MAIS INTENSIFICADO, FAZENDO COM QUE SURGISSEM DIVERSOS PROBLEMAS AMBIENTAIS, COMO A DEGRADAÇÃO DO SOLO. APESAR DE SUA IMPORTÂNCIA, O CONTEÚDO VEM SENDO ESQUECIDO NA DISCIPLINA DE GEOGRAFIA, FAZENDO COM QUE OS ALUNOS E A SOCIEDADE EM GERAL NÃO SE CONSCIENTIZEM SOBRE A IMPORTÂNCIA DA PRESERVAÇÃO DO SOLO. O PROBLEMA QUE ACONTECE NA MAIORIA DAS VEZES, É A DIFICULDADE DO PROFESSOR TRABALHAR O ASSUNTO SOBRE SOLO EM SALA DE AULA, VISTO A SUA COMPLEXIDADE E OUTRA QUESTÃO SÃO OS LIVROS DIDÁTICOS, QUE TRAZEM DE FORMA RESUMIDA O CONTEÚDO SOBRE SOLO OU MUITAS VEZES NÃO TRAZEM EXPLICITAMENTE UM CAPÍTULO SOBRE SOLOS. SENDO ASSIM, CABE AO PROFESSOR MONTAR ESTRATÉGIAS PARA SE TRABALHAR O CONTEÚDO DE SOLO, E UMA ALTERNATIVA É ATRAVÉS DOS EXPERIMENTOS DE SOLOS, COMO POR EXEMPLO, A PRODUÇÃO DE TINTA COM O SOLO, ALÉM DE EXPERIMENTOS QUE RETRATEM A QUESTÃO DA EROSÃO, QUE É UM DOS GRAVES PROBLEMAS QUE AFETAM O SOLO. DESSA FORMA, O OBJETIVO DO TRABALHO É MOSTRAR A IMPORTÂNCIA DE SE TRABALHAR O SOLO EM SALA DE AULA, USANDO DIVERSAS METODOLOGIAS.