AS IMPLICAÇÕES ACERCA DA ENTRADA TARDIA DO CONHECIMENTO SOCIOLÓGICO NO CURRÍCULO ESCOLAR E NO CENÁRIO EDUCACIONAL DO PAÍS, PODE-SE MENCIONAR UMA QUESTÃO MAIS AGRAVANTE QUE DIZ RESPEITO À REALIDADE EDUCACIONAL VIVENCIADA PELOS SUJEITOS SURDOS, QUE TARDIAMENTE E COM DIFICULDADES ADENTRAM NO ENSINO MÉDIO. ASSIM, PENSAR EM UMA METODOLOGIA ADEQUADA NO ENSINO DE SOCIOLOGIA PARA OS SURDOS É REFLETIR A CERCA DA DIVERSIDADE DE SUJEITOS QUE TEMOS NA SOCIEDADE. DESTA FORMA, ESSA PESQUISA TEVE POR OBJETIVO PRODUZIR E EXPERIMENTAR UM JOGO PEDAGÓGICO INCLUSIVO QUE POTENCIALIZE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO DE SOCIOLOGIA, ATRAVÉS DA MEDIAÇÃO NUMA SALA DE AULA COM ALUNOS SURDOS E OUVINTES. PARA EXECUÇÃO DESSA PESQUISA, UTILIZAMOS OS PRESSUPOSTOS DA PESQUISA QUALITATIVA, ATRAVÉS DA PESQUISA-AÇÃO, QUE FOI DIVIDIDA EM MOMENTOS DE PRODUÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO NOS CONTEXTOS ACADÊMICO E ESCOLAR. AO FINAL, VERIFICAMOS QUE O USO DO JOGO DIDÁTICO PODE SER UMA POSSIBILIDADE PARA MEDIAR O ENSINO E APRENDIZAGEM DE SOCIOLOGIA POR ALUNOS SURDOS, POIS ESTIMULOU A CRIATIVIDADE, DESENVOLVIMENTO DE PERCEPÇÕES, SENSO DE INICIATIVA E SENDO CRÍTICO. AS ESTRATÉGIAS DE ENSINO POR MEIO DE ATIVIDADES LÚDICAS PERMITIU AOS ALUNOS SURDOS CAPACIDADE DE PROBLEMATIZAR E REFLETIR CONHECIMENTOS QUE ESTÃO NATURALIZADOS NO COTIDIANO NO ÂMBITO DO ENSINO DE SOCIOLOGIA DA ESCOLA DO SEMIÁRIDO.