O OBJTIVO DESTE TRABALHO FOI UTILIZAR OS MAPAS CONCEITUAIS (MC) COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM CONTEÚDOS DE GEOCIÊNCIAS. O ESTUDO FOI REALIZADO COM 33 ALUNOS DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II DE UMA ESCOLA PRIVADA DE NATAL, RN. AS ATIVIDADES FORAM DESENVOLVIDAS POR MEIO DAS SEGUINTES ETAPAS: I) APROFUNDAMENTO TEMÁTICO (ESTRUTURA DOS VULCÕES E ERUPÇÕES VULCÂNICAS), II) FAMILIARIZAÇÃO COM OS MC, E, III) ELABORAÇÃO DOS MC. OS MAPAS CONSTRUÍDOS FORAM AVALIADOS QUANTO AO TIPO MORFOLÓGICO (RADIAL, LINEAR E EM REDE), UTILIZANDO A CLASSIFICAÇÃO DE KINCHIN E HAY (2000). PARTINDO DOS RESULTADOS OBSERVADOS NESSE ESTUDO, VERIFICOU-SE UMA GRANDE OCORRÊNCIA DE MAPAS COM ESTRUTURA EM REDE (58%) O QUE EVIDENCIA QUE OS ESTUDANTES APRENDERAM DE FORMA SIGNIFICATIVA OS TEMAS ABORDADOS. POR MEIO DOS DADOS OBTIDOS, VERIFICAMOS QUE O USO DE MC CONTRIBUI PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES E DA CAPACIDADE DOS ESTUDANTES EM ORGANIZAR, RELACIONAR E REPRESENTAR O CONHECIMENTO QUE FOI CONSTRUÍDO, PODENDO ASSIM, SER UTILIZADO COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM TEMAS DE GEOCIÊNCIAS.