ESTUDO SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ESPAÇO ESCOLAR E SUA INSERÇÃO NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E NO REGIMENTO ESCOLAR, UTILIZANDO UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. AO SE TRATAR DE UM ASSUNTO INTERDISCIPLINAR, QUE EXIGE CONHECIMENTO E CAPACITAÇÃO DOS PROFISSIONAIS E ESTRUTURA DA ESCOLA PARA ABARCAR ESSA PROPOSTA A SER REALIZADA DE FORMA QUALITATIVA E EFICAZ. MEDIANTE UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, REALIZAMOS A PESQUISA POR MEIO DE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, SOBRE A ORIGEM DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL. FOI REALIZADA UMA ANÁLISE DOCUMENTAL E O ESTUDO DE CASO, APRESENTANDO UM COMPARATIVO ENTRE A LEGISLAÇÃO E A PRÁTICA PEDAGÓGICA. A EDUCAÇÃO AMBIENTAL É UM TERMO QUE ADVÉM DO INGLÊS “ENVIRONMENTAL EDUCATION”, E FOI CRIADO DURANTE A CONFERÊNCIA DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE KEELE, NA |INGLATERRA, EM 1965, NO INTUITO DE CONSCIENTIZAR O SER HUMANO SOBRE O SEU DEVER NA CONSERVAÇÃO E PRESERVAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS DO PLANETA. AS DISCUSSÕES MAIS ACIRRADAS SOBRE EA SURGIRAM NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XX, MEDIANTE ESTRATÉGIAS SOCIAIS PARA FAZER O ENTENDIMENTO SOBRE OS PROBLEMAS DO ECOSSISTEMA PROVOCADOS PELA DEGRADAÇÃO CAUSADA PELOS HOMENS (UNESCO, 1994). A EA ATUA COMO UMA ALTERNATIVA PARA GÊNESE DE PRÁTICAS AMBIENTAIS ATUADAS PELOS CIDADÃOS TENDO EM VISTA A QUALIDADE DE VIDA NO CONTEXTO AMBIENTAL. INDEPENDENTEMENTE DE HAVER VÁRIAS DEFINIÇÕES, A PERCEPÇÃO AMPLA QUE SE IMAGINA DESPERTA A PROTEÇÃO DO MEIO AMBIENTE.