Artigo Anais I CONIMAS e III CONIDIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-186X

EDUCAÇÃO AMBIENTAL CONTEXTUALIZADA NO BIOMA CAATINGA: RESULTADOS DE VIVÊNCIAS COM ESTUDANTES DE ESCOLA PÚBLICA DE MOSSORÓ/RN

Palavra-chaves: BIOMAS, CAATINGA, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, SEMIÁRIDO Comunicação Oral (CO) AT 07: Educação e Comunicação
"2019-11-20 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 63463
    "edicao_id" => 114
    "trabalho_id" => 589
    "inscrito_id" => 3
    "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL CONTEXTUALIZADA NO BIOMA CAATINGA: RESULTADOS DE VIVÊNCIAS COM ESTUDANTES DE ESCOLA PÚBLICA DE MOSSORÓ/RN"
    "resumo" => "A EDUCAÇÃO AMBIENTAL PROPÕE PROMOVER A MUDANÇA DE COMPORTAMENTO DAS PESSOAS EM RELAÇÃO AO MEIO AMBIENTE E AOS RECURSOS NATURAIS CONFORME A REALIDADE ECONÔMICA, SOCIAL, CULTURAL E ECOLÓGICA DE CADA REGIÃO. ADEMAIS, ELA TAMBÉM PODE CONTRIBUIR PARA UM PROCESSO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL COM AS QUESTÕES AMBIENTAIS NO AMBIENTE ESCOLAR. A ESCOLA POSSUI UM PAPEL FUNDAMENTAL NESTE PROCESSO. NESTE SENTIDO O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO AVALIAR O CONHECIMENTO SOBRE O BIOMA CAATINGA E TEMÁTICAS ASSOCIADAS DE ESTUDANTES DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE MOSSORÓ, RN, E DESENVOLVER UMA INTERVENÇÃO COM A PROPOSTA DE ELUCIDAR DÚVIDAS E SENSIBILIZAR OS ESTUDANTES QUANTO À IMPORTÂNCIA DE CONSERVAR O BIOMA CAATINGA. O PRESENTE ESTUDO FOI REALIZADO COM ALUNOS DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ-RN. HOUVE A APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO SEMIESTRUTURADO, EM SEGUIDA UMA BREVE INTRODUÇÃO DO TEMA AOS ALUNOS, POR FIM O MESMO QUESTIONÁRIO FOI APLICADO NOVAMENTE. OS RESULTADOS OBTIDOS ANTES DA INTRODUÇÃO DO TEMA DEMOSTRARAM QUE 34% DOS ALUNOS NÃO SABIAM QUAL O BIOMA ESTAVA INSERIDO SEU ESTADO. APÓS A INTRODUÇÃO DO TEMA HOUVE UMA DIMINUIÇÃO, APENAS 11% DOS ESTUDANTES AFIRMARAM NÃO SABER A QUAL BIOMA ELES PERTENCIAM. EM VISTA DO QUE FOI EXPOSTO É POSSÍVEL RESSALTAR QUE OS ALUNOS DESCONHECEM SOBRE O BIOMA QUE FAZEM PARTE, SENDO DE SUMA IMPORTÂNCIA TRABALHOS COM ESTE QUE VISAM EDUCAR E SENSIBILIZAR ALUNOS QUANTO À IMPORTÂNCIA DE CONSERVAR O BIOMA CAATINGA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 07: Educação e Comunicação"
    "palavra_chave" => "BIOMAS, CAATINGA, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, SEMIÁRIDO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV133_MD1_SA41_ID3_01112019163017.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:59"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:45:46"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KEVYN DARLYN RODRIGUES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "KEVYN SILVA"
    "autor_email" => "kevynrodriguesds@gmail.co"
    "autor_ies" => "UFERSA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conimas-e-iii-conidis"
    "edicao_nome" => "Anais I CONIMAS e III CONIDIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Meio Ambiente e Sociedade e III Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conimas-e-conidis/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a0ac95979e_17022020003849.png"
    "edicao_capa" => "5f184b3570210_22072020112037.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 33
    "publicacao_nome" => "Anais CONIDIS"
    "publicacao_codigo" => "2526-186X"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 63463
    "edicao_id" => 114
    "trabalho_id" => 589
    "inscrito_id" => 3
    "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL CONTEXTUALIZADA NO BIOMA CAATINGA: RESULTADOS DE VIVÊNCIAS COM ESTUDANTES DE ESCOLA PÚBLICA DE MOSSORÓ/RN"
    "resumo" => "A EDUCAÇÃO AMBIENTAL PROPÕE PROMOVER A MUDANÇA DE COMPORTAMENTO DAS PESSOAS EM RELAÇÃO AO MEIO AMBIENTE E AOS RECURSOS NATURAIS CONFORME A REALIDADE ECONÔMICA, SOCIAL, CULTURAL E ECOLÓGICA DE CADA REGIÃO. ADEMAIS, ELA TAMBÉM PODE CONTRIBUIR PARA UM PROCESSO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL COM AS QUESTÕES AMBIENTAIS NO AMBIENTE ESCOLAR. A ESCOLA POSSUI UM PAPEL FUNDAMENTAL NESTE PROCESSO. NESTE SENTIDO O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO AVALIAR O CONHECIMENTO SOBRE O BIOMA CAATINGA E TEMÁTICAS ASSOCIADAS DE ESTUDANTES DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE MOSSORÓ, RN, E DESENVOLVER UMA INTERVENÇÃO COM A PROPOSTA DE ELUCIDAR DÚVIDAS E SENSIBILIZAR OS ESTUDANTES QUANTO À IMPORTÂNCIA DE CONSERVAR O BIOMA CAATINGA. O PRESENTE ESTUDO FOI REALIZADO COM ALUNOS DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ-RN. HOUVE A APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO SEMIESTRUTURADO, EM SEGUIDA UMA BREVE INTRODUÇÃO DO TEMA AOS ALUNOS, POR FIM O MESMO QUESTIONÁRIO FOI APLICADO NOVAMENTE. OS RESULTADOS OBTIDOS ANTES DA INTRODUÇÃO DO TEMA DEMOSTRARAM QUE 34% DOS ALUNOS NÃO SABIAM QUAL O BIOMA ESTAVA INSERIDO SEU ESTADO. APÓS A INTRODUÇÃO DO TEMA HOUVE UMA DIMINUIÇÃO, APENAS 11% DOS ESTUDANTES AFIRMARAM NÃO SABER A QUAL BIOMA ELES PERTENCIAM. EM VISTA DO QUE FOI EXPOSTO É POSSÍVEL RESSALTAR QUE OS ALUNOS DESCONHECEM SOBRE O BIOMA QUE FAZEM PARTE, SENDO DE SUMA IMPORTÂNCIA TRABALHOS COM ESTE QUE VISAM EDUCAR E SENSIBILIZAR ALUNOS QUANTO À IMPORTÂNCIA DE CONSERVAR O BIOMA CAATINGA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 07: Educação e Comunicação"
    "palavra_chave" => "BIOMAS, CAATINGA, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, SEMIÁRIDO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV133_MD1_SA41_ID3_01112019163017.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:59"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:45:46"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KEVYN DARLYN RODRIGUES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "KEVYN SILVA"
    "autor_email" => "kevynrodriguesds@gmail.co"
    "autor_ies" => "UFERSA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conimas-e-iii-conidis"
    "edicao_nome" => "Anais I CONIMAS e III CONIDIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Meio Ambiente e Sociedade e III Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conimas-e-conidis/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a0ac95979e_17022020003849.png"
    "edicao_capa" => "5f184b3570210_22072020112037.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 33
    "publicacao_nome" => "Anais CONIDIS"
    "publicacao_codigo" => "2526-186X"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 20 de novembro de 2019

Resumo

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL PROPÕE PROMOVER A MUDANÇA DE COMPORTAMENTO DAS PESSOAS EM RELAÇÃO AO MEIO AMBIENTE E AOS RECURSOS NATURAIS CONFORME A REALIDADE ECONÔMICA, SOCIAL, CULTURAL E ECOLÓGICA DE CADA REGIÃO. ADEMAIS, ELA TAMBÉM PODE CONTRIBUIR PARA UM PROCESSO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL COM AS QUESTÕES AMBIENTAIS NO AMBIENTE ESCOLAR. A ESCOLA POSSUI UM PAPEL FUNDAMENTAL NESTE PROCESSO. NESTE SENTIDO O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO AVALIAR O CONHECIMENTO SOBRE O BIOMA CAATINGA E TEMÁTICAS ASSOCIADAS DE ESTUDANTES DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE MOSSORÓ, RN, E DESENVOLVER UMA INTERVENÇÃO COM A PROPOSTA DE ELUCIDAR DÚVIDAS E SENSIBILIZAR OS ESTUDANTES QUANTO À IMPORTÂNCIA DE CONSERVAR O BIOMA CAATINGA. O PRESENTE ESTUDO FOI REALIZADO COM ALUNOS DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ-RN. HOUVE A APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO SEMIESTRUTURADO, EM SEGUIDA UMA BREVE INTRODUÇÃO DO TEMA AOS ALUNOS, POR FIM O MESMO QUESTIONÁRIO FOI APLICADO NOVAMENTE. OS RESULTADOS OBTIDOS ANTES DA INTRODUÇÃO DO TEMA DEMOSTRARAM QUE 34% DOS ALUNOS NÃO SABIAM QUAL O BIOMA ESTAVA INSERIDO SEU ESTADO. APÓS A INTRODUÇÃO DO TEMA HOUVE UMA DIMINUIÇÃO, APENAS 11% DOS ESTUDANTES AFIRMARAM NÃO SABER A QUAL BIOMA ELES PERTENCIAM. EM VISTA DO QUE FOI EXPOSTO É POSSÍVEL RESSALTAR QUE OS ALUNOS DESCONHECEM SOBRE O BIOMA QUE FAZEM PARTE, SENDO DE SUMA IMPORTÂNCIA TRABALHOS COM ESTE QUE VISAM EDUCAR E SENSIBILIZAR ALUNOS QUANTO À IMPORTÂNCIA DE CONSERVAR O BIOMA CAATINGA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.