A MAIOR PARTE DOS RESÍDUOS GERADOS PELA MERENDA ESCOLAR É CONSTITUÍDA POR MATÉRIA ORGÂNICA, QUE PODE SER FACILMENTE REAPROVEITADA. O OBJETIVO DESSE TRABALHO FOI RELATAR UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA ATRAVÉS DE UMA OFICINA DE CONFECÇÃO DE UMA COMPOSTEIRA DOMÉSTICA, COM AUXILIARES DE SERVIÇOS GERAIS (MERENDEIRAS) DE UMA ESCOLA PÚBLICA INFANTIL, NO MUNICÍPIO DE BANANEIRAS/PB. A OFICINA FOI REALIZADA NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL DONZINHA BEZERRA E CONSTITUIU-SE COMO UMA AÇÃO DE EXTENSÃO DO PROJETO INTITULADO: “BOAS PRÁTICAS ALIMENTARES NA EDUCAÇÃO INFANTIL (PROBEX/2019)”. A COMPOSTEIRA FOI MONTADA VERTICALMENTE COM O AUXÍLIO DE TRÊS BALDES, COM CAPACIDADE DE 20 L, CADA. OS DOIS PRIMEIROS BALDES FORAM FURADOS NA BASE, PARA QUE O CHORUME, RESULTANTE DO PROCESSO DE DECOMPOSIÇÃO, ESCOASSE PARA O ÚLTIMO BALDE, SEM FUROS NA BASE. NO PRIMEIRO BALDE FOI COLOCADO SOLO, SOBRE O QUAL FORAM ADICIONADAS CASCAS DE FRUTAS E VERDURAS, QUE FORAM COBERTOS COM FOLHAS SECAS DE PLANTAS, ACRESCENTANDO-SE, POR FIM, MINHOCAS. O SEGUNDO BALDE FICOU VAZIO, PARA QUE AS MERENDEIRAS PUDESSEM COMPLETÁ-LO POSTERIORMENTE. A PARTIR DA OFICINA, AS MERENDEIRAS PERCEBERAM AINDA MAIS A IMPORTÂNCIA DA DESTINAÇÃO CORRETA DOS RESÍDUOS SÓLIDOS ORGÂNICOS, BEM COMO O SEU REAPROVEITAMENTO NA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS, ALÉM DOS INÚMEROS BENEFÍCIOS QUE ESSA PRÁTICA TRAZ AO MEIO AMBIENTE. A OFICINA PROPORCIONOU CONHECIMENTOS TEÓRICO-PRÁTICOS AOS ENVOLVIDOS, QUE COMPREENDERAM A IMPORTÂNCIA DE REAPROVEITAR MATERIAIS QUE TERIAM O LIXO COMO DESTINO FINAL, BEM COMO PROMOVER UMA MUDANÇA DE COMPORTAMENTO NOS HÁBITOS COTIDIANOS.