O PRESENTE TRABALHO DEDICOU-SE A VERIFICAR O CONTEÚDO DE SISTEMÁTICA FILOGENÉTICA, UMA DAS BASES DA CLASSIFICAÇÃO BIOLÓGICA DOS ORGANISMOS, NOS LIVROS APROVADOS NO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO E DO MATERIAL DIDÁTICO DE 2018. COM O INTUITO DE OBTER UM PERFIL DE COMO O ASSUNTO ESTÁ SENDO TRABALHO PARA OS ALUNOS DE ENSINO MÉDIO DAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DO BRASIL. ATRAVÉS DA ELABORAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO FOI POSSÍVEL PADRONIZAR UM MÉTODO DE ANÁLISE PARA MELHOR VERIFICAÇÃO DE COMO O CONTEÚDO ESTAVA SENDO APRESENTADO NOS LIVROS DIDÁTICOS. OS MESMOS POSSUÍAM UM FOCO MAIOR NO CONTEÚDO DE EVOLUÇÃO, JÁ O CONTEÚDO DE SISTEMÁTICA FILOGENÉTICA ESTAVA MAIS PRESENTE NOS LIVROS DO 2° ANO DO ENSINO MÉDIO, NA QUAL APENAS 40% DOS LIVROS ANALISADOS APRESENTAVAM O TERMO “SISTEMÁTICA FILOGENÉTICA” E 60% DOS LIVROS AVALIADOS POSSUÍAM FIGURAS DE UMA ÁRVORE FILOGENÉTICA OU CLADOGRAMAS. ALÉM DISSO, NENHUM DOS QUINZE LIVROS DIDÁTICOS VERIFICADOS TROUXERAM OS TERMOS TÉCNICOS “APOMORFIA, PLESIOMORFIA, SINAPOMORFIAS” DE FORMA DIRETA, NA QUAL EM APENAS DOIS LIVROS ESSES TERMOS FORAM TRABALHADOS DE FORMA INDIRETA. POR FIM, DOS LIVROS ANALISADOS APENAS 47% TROUXERAM ALGUMA PERGUNTA EM SEUS EXERCÍCIOS VOLTADA A INTERPRETAÇÃO E/OU CRIAÇÃO DE CLADOGRAMAS.