O BOTÂNICO E MÉDICO FRANCISCO FREIRE ALEMÃO (1797-1874) FOI UM EXPRESSIVO NOME DA CIÊNCIA NACIONAL NO SÉCULO XIX; CONHECIDO POR SUA ATUAÇÃO NA COMISSÃO CIENTÍFICA DE EXPLORAÇÃO (1859-1861), ASSIM COMO POR UMA VASTA PRODUÇÃO DE ILUSTRAÇÃO BOTÂNICA. OS DESENHOS DE FREIRE ALEMÃO ERAM VERDADEIROS TRATADOS PORMENORIZADOS DAS PARTES DE UMA PLANTA (MORFOLOGIA): SEUS ÓRGÃOS, PARTES REPRODUTIVAS, ESTRUTURA DAS FOLHAS; DIFERENTES DE BOA PARTE DOS DESENHOS E PINTURAS DA ÉPOCA, - QUE RETRATAVAM AS PLANTAS INTEIRA, OU COMPONDO UMA PAISAGEM - SEUS DESENHOS TINHAM UMA FUNÇÃO CIENTÍFICA: A DESCRIÇÃO BOTÂNICA. ESSA DESCRIÇÃO ATENDIA A CRITÉRIOS QUE PASSAVAM PELO REALISMO E VERIFICABILIDADE DAS NOTAS E ILUSTRAÇÕES EM RELAÇÃO AO OBJETO DESCRITO. O LUGAR DO SENTIDO DA VISÃO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO, SEGUNDO FOUCAULT, TEVE PROEMINÊNCIA, POIS A HISTÓRIA NATURAL CONFIGURAVA-SE COMO NOMEAÇÃO DO VISÍVEL. ENTRETANTO, NÃO SE TRATA DE SIMPLES CÓPIA, MAS DE ESTABELECER ESTRUTURAS DE VISIBILIDADE – A ESTRUTURA BOTÂNICA. DIANTE DESSA QUESTÃO, NÃO ESTAMOS INTERESSADOS EM PERCEBER A “QUALIDADE” DOS DESENHOS E NOTAS DE ALEMÃO EM REPRODUZIR PLANTAS, MAS COMO ELE INSTRUMENTALIZAVA OS DESENHOS COMO RECURSOS DE CIENTIFICIDADE EM SEUS ESTUDOS.