PROCYON PYGMAEUS É UMA ESPÉCIE CRITICAMENTE AMEAÇADA DE EXTINÇÃO, E APESAR DE POSSUIR UM PLANO DE AÇÃO PARA A CONSERVAÇÃO DA ESPÉCIE NO MÉXICO, UM DECLÍNIO POPULACIONAL ACENTUADO TEM SIDO REGISTRADO NOS ÚLTIMOS ANOS, DEVIDO À PERDA DE HABITAT, ATROPELAMENTOS, INTRODUÇÃO DE ESPÉCIES EXÓTICAS, DOENÇAS INTRODUZIDAS, FURACÕES E MUDANÇAS CLIMÁTICAS. A MODELAGEM DE ADEQUABILIDADE DE NICHO, PERMITE QUE PADRÕES ESPACIAIS EM DISTINTAS ESCALAS SEJAM MENSURADOS, PRODUZINDO MODELOS GRÁFICOS NOS QUAIS É POSSÍVEL ELENCAR QUAIS SÃO E COMO IMPACTAM AS DISTINTAS VARIÁVEIS INCLUÍDAS NO MODELO PARA A DISTRIBUIÇÃO DE DETERMINADA ESPÉCIE.
OBJETIVO DO PRESENTE ESTUDO É MODELAR A DISTRIBUIÇÃO POTENCIAL DE P. PYGMAEUS, IDENTIFICANDO ÁREAS-CHAVE COM MELHORES CONDIÇÕES PARA PRESENÇA E MANUTENÇÃO DESSA ESPÉCIE AMEAÇADA DE EXTINÇÃO NA ILHA DE COZUMEL.
SEGUNDO O VALOR DO AUC (> 0,80) E DA CURVA ROC, OS MODELOS FORAM VALIDADOS PELO CONJUNTO DE DADOS TESTE, SENDO O MELHOR DELES OBTIDO ATRAVÉS DO ALGORITMO SVM. DENTRE OS PREDITORES AMBIENTAIS E ANTRÓPICOS INCLUÍDOS NO MODELO, A ANÁLISE DE VIF EXCLUIU 8 VARIÁVEIS.
OS ÍNDICES BAIXOS DE ADEQUABALIDADE EM ÁREAS COM NDVI MAIS ELEVADO, DEMONSTRAM QUE P. PYGMAEUS É UMA ESPÉCIE DE ÁREAS COSTEIRAS OU ABERTAS, SÃO BASTANTE DEPENDENTES DE CORPOS D'ÁGUA, TOLERANTES A DISTINTOS USOS DA TERRA E AFETADOS NEGATIVAMENTE PELA PRESENÇA DE ESTRADAS.
AS AÇÕES DE CONSERVAÇÃO IN SITU, REALOCAÇÃO E REINTRODUÇÃO, DEVEM PRIORIZAR A REGIÃO COSTEIRA NORTE E NORDESTE DA ILHA, E PEQUENAS PORÇÕES CENTRAIS DEVIDO A ALTA ADEQUABILIDADE DAS MESMAS, EVITANDO ASSIM QUE ESSA ESPÉCIE SEJA EXTINTA NOS PRÓXIMOS ANOS.