LOPES, Andréia Maria Da Silva. . Anais IV ENLIJE... Campina Grande: Realize Editora, 2012. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/634>. Acesso em: 23/12/2024 05:48
Sabemos que a leitura literária no espaço escolar, na maioria das vezes, não enfatiza um dos aspectos mais importantes, a formação do aluno-leitor. O presente trabalho, portanto, objetiva descrever e analisar aspectos relevantes da recepção dos contos “Numa e a Ninfa” e “Clara dos Anjos”, do autor Lima Barreto, em uma turma do 3º ano do Ensino Médio, da rede pública, situada na cidade de Currais Novos - RN. Consideraremos na análise dos dados o processo de identificação dos alunos com a leitura dos textos e como percebem os tipos femininos tematizados nos contos. O trabalho adota a noção de Horizonte de Expectativas, Jauss (1979; 1994) e Vazios, Iser (1979), presentes na Estética da Recepção. No tocante à metodologia de ensino de literatura, recuperaremos as reflexões evidenciadas em Colomer (2007), bem como as indicações presentes nas OCEM (2006).