O PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR (PNAE) TEM COMO OBJETIVO ATENDER ÀS NECESSIDADES NUTRICIONAIS DOS ALUNOS DURANTE SUA PERMANÊNCIA EM SALA DE AULA, COLABORANDO COM O CRESCIMENTO, DESENVOLVIMENTO BIOPSICOSSOCIAL, APRENDIZAGEM, RENDIMENTO ESCOLAR E FORMAÇÃO DE HÁBITOS ALIMENTARES SAUDÁVEIS DOS MESMOS. CONSIDERANDO A IMPORTÂNCIA DO AMBIENTE ESCOLAR PARA A FORMAÇÃO DOS HÁBITOS ALIMENTARES E DO PROCESSO DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL É INDISPENSÁVEL REALIZAR O MONITORAMENTO DOS CARDÁPIOS UTILIZADOS PELO PNAE. ESTE ARTIGO TEVE COMO OBJETIVO AVALIAR O VALOR ENERGÉTICO E NUTRICIONAL DAS PREPARAÇÕES SERVIDAS NA ALIMENTAÇÃO NUTRICIONAL DAS CRIANÇAS MATRICULADAS NAS CRECHES DE CASA NOVA-BAHIA. A PESQUISA FOI REALIZADA NO MUNICÍPIO DE CASA NOVA-BA. OS DADOS FORAM COLETADOS NO PERÍODO DE MARÇO À MAIO DE 2019, ATRAVÉS DE INFORMAÇÕES FORNECIDAS PELA NUTRICIONISTA RESPONSÁVEL TÉCNICA PELO PNAE. TODAS AS PREPARAÇÕES SERVIDAS NO CARDÁPIO SEMANAL FORAM DESMEMBRADAS EM INGREDIENTES E, A PARTIR DA COMPOSIÇÃO E DO PER CAPITA (QUANTIDADE EM GRAMAS) FORAM AVALIADAS UTILIZANDO-SE TABELAS DE COMPOSIÇÕES QUÍMICA DOS ALIMENTOS. AS VARIÁVEIS ANALISADAS FORAM: TEORES DE CALORIAS (KCAL) E DE MACRONUTRIENTES (CARBOIDRATOS, PROTEÍNAS E LIPÍDIOS). VERIFICANDO OS DADOS ANALISADOS PERCEBEMOS QUE MESMO ALGUNS NUTRIENTES NÃO TENDO SIDO OFERTADO DENTRO DOS VALORES RECOMENDADOS, QUANDO FAZEMOS A MÉDIA SEMANAL O VALOR ENCONTRADO ENCONTRA-SE ACIMA DO PRECONIZADO TANTO PARA CALORIAS COMO PARA OS MACRONUTRIENTES. OS RESULTADOS DESTE TRABALHO REVELAM QUE A MÉDIA DE CALORIAS E DE MACRONUTRIENTES PRESENTES NA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR, SERVIDA AOS ALUNOS, ENCONTRAM-SE DENTRO DO PRECONIZADO MOSTRANDO A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO NUTRICIONAL DOS CARDÁPIOS UTILIZADOS NO PNAE.