A INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE ANTROPOLOGIA E EDUCAÇÃO PROVOCOU NOVOS ESTUDOS EM TORNO DOS PROCESSOS EDUCATIVOS NOMEANDO ESSE OLHAR COMO ANTROPOLOGIA DA EDUCAÇÃO, UMA BUSCA DOS SABERES E FAZERES NO AMBIENTE ESCOLAR QUE REFLETE OU É REFLEXO DOS COMPORTAMENTOS EXTERNOS A ESCOLA. É NOSSO OBJETIVO TECER QUESTÕES NO ÂMBITO ESCOLAR SOBRE AS CULTURAS E IDENTIDADES E SUA RELAÇÃO COM O PROCESSO EDUCATIVO, DE APRENDIZAGEM E SOCIALIZAÇÃO. FOCANDO SOB O OLHAR ANTROPOLÓGICO SUAS DIFERENTES FORMAS DE MOLDAR QUE REFLETEM NOS COMPORTAMENTOS DOS AGENTES ENVOLVIDOS NO COTIDIANO DA ESCOLA E DA SALA DE AULA, QUE PERMEIAM OS SEUS SABERES E SEUS FAZERES E QUE ALÉM DE CONSTRUÍDOS NO AMBIENTE ESCOLAR, ATRAVESSAM SEUS MUROS E SÃO RECEPTIVAS AS RELAÇÕES EXTERIORES A INSTITUIÇÃO ESCOLAR. ASSIM, A INTERDISCIPLINARIDADE OCORRIDA NO PROCESSO DE ANÁLISE NÃO SE LIMITE A PRÁTICA E FORMAÇÃO DOCENTE, MAS AO COTIDIANO ESCOLAR, AO RECONHECIMENTO DOS MÚLTIPLOS CONHECIMENTOS PARA A COMPREENSÃO DOS FENÔMENOS DISPOSTOS NA ESCOLA E REFLETIDOS NO AMBIENTE FAMILIAR E SOCIAL, ASSIM COMO O INVERSO TAMBÉM. A ESCOLA E SEUS PROCESSOS EDUCATIVOS SÃO OBJETO DE ESTUDO COM ANALISES INFINDÁVEIS E COMPLEXOS, NÃO SENDO FONTE ESGOTÁVEL, SOBRETUDO QUANDO A PREOCUPAÇÃO ESTIVER LIGADA A DIVERSIDADE CULTURAL, HAJA VISTA ESTE ESTÁ EM CONSTANTE MUDANÇA E PROVOCANDO MUDANÇAS CONCRETAS NOS COMPORTAMENTOS HUMANOS.