A PRÁTICA E OS SABERES ESCOLARES NA PERSPECTIVA ANTROPOLÓGICA
"2019-11-20 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 63081 "edicao_id" => 114 "trabalho_id" => 975 "inscrito_id" => 2357 "titulo" => "A PRÁTICA E OS SABERES ESCOLARES NA PERSPECTIVA ANTROPOLÓGICA" "resumo" => "A INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE ANTROPOLOGIA E EDUCAÇÃO PROVOCOU NOVOS ESTUDOS EM TORNO DOS PROCESSOS EDUCATIVOS NOMEANDO ESSE OLHAR COMO ANTROPOLOGIA DA EDUCAÇÃO, UMA BUSCA DOS SABERES E FAZERES NO AMBIENTE ESCOLAR QUE REFLETE OU É REFLEXO DOS COMPORTAMENTOS EXTERNOS A ESCOLA. É NOSSO OBJETIVO TECER QUESTÕES NO ÂMBITO ESCOLAR SOBRE AS CULTURAS E IDENTIDADES E SUA RELAÇÃO COM O PROCESSO EDUCATIVO, DE APRENDIZAGEM E SOCIALIZAÇÃO. FOCANDO SOB O OLHAR ANTROPOLÓGICO SUAS DIFERENTES FORMAS DE MOLDAR QUE REFLETEM NOS COMPORTAMENTOS DOS AGENTES ENVOLVIDOS NO COTIDIANO DA ESCOLA E DA SALA DE AULA, QUE PERMEIAM OS SEUS SABERES E SEUS FAZERES E QUE ALÉM DE CONSTRUÍDOS NO AMBIENTE ESCOLAR, ATRAVESSAM SEUS MUROS E SÃO RECEPTIVAS AS RELAÇÕES EXTERIORES A INSTITUIÇÃO ESCOLAR. ASSIM, A INTERDISCIPLINARIDADE OCORRIDA NO PROCESSO DE ANÁLISE NÃO SE LIMITE A PRÁTICA E FORMAÇÃO DOCENTE, MAS AO COTIDIANO ESCOLAR, AO RECONHECIMENTO DOS MÚLTIPLOS CONHECIMENTOS PARA A COMPREENSÃO DOS FENÔMENOS DISPOSTOS NA ESCOLA E REFLETIDOS NO AMBIENTE FAMILIAR E SOCIAL, ASSIM COMO O INVERSO TAMBÉM. A ESCOLA E SEUS PROCESSOS EDUCATIVOS SÃO OBJETO DE ESTUDO COM ANALISES INFINDÁVEIS E COMPLEXOS, NÃO SENDO FONTE ESGOTÁVEL, SOBRETUDO QUANDO A PREOCUPAÇÃO ESTIVER LIGADA A DIVERSIDADE CULTURAL, HAJA VISTA ESTE ESTÁ EM CONSTANTE MUDANÇA E PROVOCANDO MUDANÇAS CONCRETAS NOS COMPORTAMENTOS HUMANOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 07: Educação e Comunicação" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, ANTROPOLOGIA, CULTURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV133_MD1_SA41_ID2357_07112019225335.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:45:45" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KALINE GOMES FERNANDES" "autor_nome_curto" => "KALINE FERNANDES" "autor_email" => "profkalinefernandes@gmail" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conimas-e-iii-conidis" "edicao_nome" => "Anais I CONIMAS e III CONIDIS" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Meio Ambiente e Sociedade e III Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conimas-e-conidis/2019" "edicao_logo" => "5e4a0ac95979e_17022020003849.png" "edicao_capa" => "5f184b3570210_22072020112037.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-11-20 00:00:00" "publicacao_id" => 33 "publicacao_nome" => "Anais CONIDIS" "publicacao_codigo" => "2526-186X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 63081 "edicao_id" => 114 "trabalho_id" => 975 "inscrito_id" => 2357 "titulo" => "A PRÁTICA E OS SABERES ESCOLARES NA PERSPECTIVA ANTROPOLÓGICA" "resumo" => "A INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE ANTROPOLOGIA E EDUCAÇÃO PROVOCOU NOVOS ESTUDOS EM TORNO DOS PROCESSOS EDUCATIVOS NOMEANDO ESSE OLHAR COMO ANTROPOLOGIA DA EDUCAÇÃO, UMA BUSCA DOS SABERES E FAZERES NO AMBIENTE ESCOLAR QUE REFLETE OU É REFLEXO DOS COMPORTAMENTOS EXTERNOS A ESCOLA. É NOSSO OBJETIVO TECER QUESTÕES NO ÂMBITO ESCOLAR SOBRE AS CULTURAS E IDENTIDADES E SUA RELAÇÃO COM O PROCESSO EDUCATIVO, DE APRENDIZAGEM E SOCIALIZAÇÃO. FOCANDO SOB O OLHAR ANTROPOLÓGICO SUAS DIFERENTES FORMAS DE MOLDAR QUE REFLETEM NOS COMPORTAMENTOS DOS AGENTES ENVOLVIDOS NO COTIDIANO DA ESCOLA E DA SALA DE AULA, QUE PERMEIAM OS SEUS SABERES E SEUS FAZERES E QUE ALÉM DE CONSTRUÍDOS NO AMBIENTE ESCOLAR, ATRAVESSAM SEUS MUROS E SÃO RECEPTIVAS AS RELAÇÕES EXTERIORES A INSTITUIÇÃO ESCOLAR. ASSIM, A INTERDISCIPLINARIDADE OCORRIDA NO PROCESSO DE ANÁLISE NÃO SE LIMITE A PRÁTICA E FORMAÇÃO DOCENTE, MAS AO COTIDIANO ESCOLAR, AO RECONHECIMENTO DOS MÚLTIPLOS CONHECIMENTOS PARA A COMPREENSÃO DOS FENÔMENOS DISPOSTOS NA ESCOLA E REFLETIDOS NO AMBIENTE FAMILIAR E SOCIAL, ASSIM COMO O INVERSO TAMBÉM. A ESCOLA E SEUS PROCESSOS EDUCATIVOS SÃO OBJETO DE ESTUDO COM ANALISES INFINDÁVEIS E COMPLEXOS, NÃO SENDO FONTE ESGOTÁVEL, SOBRETUDO QUANDO A PREOCUPAÇÃO ESTIVER LIGADA A DIVERSIDADE CULTURAL, HAJA VISTA ESTE ESTÁ EM CONSTANTE MUDANÇA E PROVOCANDO MUDANÇAS CONCRETAS NOS COMPORTAMENTOS HUMANOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 07: Educação e Comunicação" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, ANTROPOLOGIA, CULTURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV133_MD1_SA41_ID2357_07112019225335.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:45:45" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KALINE GOMES FERNANDES" "autor_nome_curto" => "KALINE FERNANDES" "autor_email" => "profkalinefernandes@gmail" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conimas-e-iii-conidis" "edicao_nome" => "Anais I CONIMAS e III CONIDIS" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Meio Ambiente e Sociedade e III Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conimas-e-conidis/2019" "edicao_logo" => "5e4a0ac95979e_17022020003849.png" "edicao_capa" => "5f184b3570210_22072020112037.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-11-20 00:00:00" "publicacao_id" => 33 "publicacao_nome" => "Anais CONIDIS" "publicacao_codigo" => "2526-186X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }