O TRABALHO DESCREVE O DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DE EXTENSÃO: UMA VIAGEM INTERDISCIPLINAR PELOS CAMINHOS DA PARAÍBA REALIZADO NO INSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBA, CAMPUS CAMPINA GRANDE, POR ALUNOS BOLSISTAS E VOLUNTÁRIOS DO CURSO INTEGRADO DE QUÍMICA. O MESMO FOI DIVIDIDO EM DUAS ETAPAS, A PRIMEIRA FOI A CONSTRUÇÃO DA MAQUETE DO ESTADO DA PARAÍBA E A SEGUNDA CONSISTE EM MINISTRAR OFICINAS PEDAGÓGICAS INTERDISCIPLINARES PARA ALUNOS(AS) DO CAMPUS E DAS ESCOLAS ESTADUAIS DO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE. NESSE CONTEXTO, O PROJETO TEM COMO OBJETIVO TRABALHAR O SENTIMENTO DE PERTENCIMENTO,AS MEMÓRIAS E IDENTIDADES NOS(AS) ALUNOS(AS), NAS DUAS FASES DE SUA ELABORAÇÃO. A CIÊNCIA GEOGRÁFICA SE APRESENTA COMO UM ELO NA EXECUÇÃO DO PROJETO, POI, A PARTIR DE SUAS TÉCNICAS COMO A CARTOGRAFIA E DE SUAS INFORMAÇÕES ESPACIAIS DO ESPAÇO PARAIBANO É QUE AS DEMAIS DISCIPLINAS ENVOLVIDAS NO PROJETO, HISTÓRIA E BIOLOGIA, PODERÃO AMBIENTAR-SE. NA PRIMEIRA ETAPA, OS ALUNOS BOLSISTAS E VOLUNTÁRIOS CONSTRUÍRAM UMA MAQUETE DO ESTADO DA PARAÍBA, NO TAMANHO DE 2.85 X 1.62, COM CORES, RELEVOS, DIVISÕES GEOESPACIAIS, ENTRE OUTRAS CARACTERÍSTICAS. O NOSSO CONTATO E MANUSEIO DA MAQUETE NOS PROPORCIONOU CONHECER UM POUCO MAIS ACERCA DAS REGIÕES GEOGRÁFICAS INTERMEDIÁRIAS E IMEDIATAS DA PARAÍBA, BEM COMO A SUA HISTÓRIA E CARACTERÍSTICAS DA FAUNA E FLORA E ACREDITAMOS QUE DURANTE AS OFICINAS PEDAGÓGICAS OS(AS) ALUNOS(AS) CONVIDADOS IRÃO NÃO APENAS SENTIR O MESMO, MAIS TAMBÉM PODERÃO USUFRUIR DE MOMENTOS NOS QUAIS POSSAM PROTAGONIZAR AS DISCUSSÕES E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO ATRAVÉS DE SUAS HISTÓRIAS DE VIDA E MEMÓRIAS REFERENTES AO SEU LUGAR.