RESUMO
A DISCUSSÃO REFERENTE AO MEIO AMBIENTE E AS PRÁTICAS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL TAMBÉM PRECISAM ESTAR INTEGRADAS A EDUCAÇÃO DO CAMPO, A PREOCUPAÇÃO A RESPEITO DA PRESERVAÇÃO DO ESPAÇO COMO UM TODO, DEVE ESTAR NA PAUTA DE ABORDAGEM DESSAS INSTITUIÇÕES. ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO ANALISAR E EVIDENCIAR OS PRINCÍPIOS DO MANEJO DOS RECURSOS NATURAIS DO ASSENTAMENTO ZUMBI DOS PALMARES NO MUNICÍPIO DE MARI-PB. A PRESERVAÇÃO DOS LENÇÓIS FREÁTICOS E VEIOS D´ÁGUA QUE ESTÃO PRESENTES NA SUPERFÍCIE E NO SUBSOLO SÃO UMA PREOCUPAÇÃO DOS CAMPONESES QUE PROCURAM MANTER UMA PRODUÇÃO AGROECOLÓGICA, SEM USO DE AGROQUÍMICOS. COLABORANDO ASSIM, PARA A PRESERVAÇÃO DESSAS NASCENTES E DE TODO CONJUNTO DE RECURSOS NATURAIS. OS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS PAUTARAM-SE EM PESQUISA DE CAMPO, ENTREVISTAS COM OS CAMPONESES INTEGRANTES DO ASSENTAMENTO, REGISTROS FOTOGRÁFICOS E LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO DAS OBRAS DE AUTORES QUE ABORDAM A PRESENTE TEMÁTICA. OS RESULTADOS OBTIDOS PERMITEM INFERIR QUE O ASSENTAMENTO ZUMBI DOS PALMARES AO ELENCAR A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE E DESENVOLVER PRÁTICAS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, PROMOVE A AUTONOMIA E A PRESERVAÇÃO NÃO SÓ AO QUE CONCERNE A PRODUÇÃO AGRÍCOLA, MAS TAMBÉM PERMITE QUE A INSTITUIÇÃO DE ENSINO INSERIDA NO ASSENTAMENTO TENHA A POSSIBILIDADE DE UTILIZAR A AGROECOLOGIA COMO METODOLOGIA DE ENSINO. ASSIM, OBSERVA-SE COMO ABORDAGENS REFERENTES A SUSTENTABILIDADE POR PARTE DAS COMUNIDADES DO CAMPO PERMITE A INTEGRAÇÃO DO TODO, QUE PERPASSA DESDE A PRODUÇÃO AGROECOLÓGICA ATÉ AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO.