A IMPLANTAÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL (EA) NAS ORGANIZAÇÕES SOCIAIS PODE SER CONSIDERADA UMA DAS FORMAS MAIS EFICAZES PARA A CONQUISTA DE UMA SOCIEDADE SUSTENTÁVEL. OS DEBATES NACIONAIS SOBRE O MEIO AMBIENTE NOS ÚLTIMOS ANOS ESTABELECERAM QUE AS INSTITUIÇÕES – PARTICULARES E PÚBLICAS – PODERIAM SE ALIAR PARA O ALCANCE DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, DESDE QUE SE TRANSFORMASSEM EM ESPAÇOS DE CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL, DE MODO A DESENVOLVER O SENSO CRÍTICO, A MUDANÇA DE COMPORTAMENTO E INCENTIVAR O RESPEITO À VIDA A FIM DE DISSEMINAR NOVAS PRÁTICAS DE USO DOS RECURSOS NATURAIS, ESPECIALMENTE A ÁGUA. NESSE SENTIDO, O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR A EA EM UMA ORGANIZAÇÃO NÃO GOVERNAMENTAL (ONG) E A SUA IMPLANTAÇÃO NA ESFERA EDUCACIONAL, BEM COMO APRESENTAR MEDIDAS CABÍVEIS PARA O CUIDADO AO MEIO AMBIENTE. PARA ATINGIR O OBJETIVO PROPOSTO, DIVIDIU-SE A PESQUISA EM DUAS ETAPAS: A PRIMEIRA, DE CARÁTER BIBLIOGRÁFICO, PARA SUBSIDIAR AS BASES TEÓRICAS DO ESTUDO; E A SEGUNDA EM UMA VISITA À ONG ATITUDE COOPERAÇÃO EM NATAL/RN, PARA PROMOVER AÇÕES DE EA FOCADAS NO DESPERDÍCIO E POLUIÇÃO DA ÁGUA POR MEIO DE DINÂMICAS E ATIVIDADES EDUCATIVAS. A PARTIR DA VISITA REALIZADA, PERCEBEU-SE UM DÉFICIT DE CONHECIMENTOS NA TEMÁTICA DISCUTIDA POR PARTE DOS ATORES SOCIAIS ENVOLVIDOS. ISSO PÔDE SER EVIDENCIADO EM VIRTUDE DOS ÍNDICES DE ERRO (65%) E ACERTO (35%) DAS DINÂMICAS APLICADAS, REITERANDO A IMPORTÂNCIA DE DIFUNDIR A EA PARA ALÉM DO AMBIENTE ESCOLAR, PRINCIPALMENTE EM LOCAIS COM ATIVIDADES EXTRACURRICULARES, COMO É O CASO DA ONG EM ESTUDO.