A SECA E SEUS CATASTRÓFICOS EFEITOS SÃO VIVENCIADOS PELA POPULAÇÃO BRASILEIRA DESDE O SURGIMENTO DA
NAÇÃO, EM ESPECIAL NOS MUNICÍPIOS NORDESTINOS. INSERIDA NESSA REALIDADE, A CIDADE DE CAMPINA GRANDEPB, QUE, MESMO APÓS UM CICLO CHUVOSO, ENTRE 2004 E 2011, ENFRENTOU UMA SEVERA CRISE HÍDRICA NOS
ANOS RECENTES, ENTRE 2012 E 2017, NECESSITANDO ADOTAR MEDIDAS EMERGENCIAIS COMO O RACIONAMENTO.
ISTO POSTO, FICA EVIDENTE QUE O PLANEJAMENTO E A GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS, UMA DAS
RESPONSABILIDADES E COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS DO ENGENHEIRO CIVIL, NÃO ESTÁ SENDO BEM
IMPLEMENTADA EM ÂMBITO LOCAL. À VISTA DISSO, BUSCOU-SE ENTENDER A PERCEPÇÃO, ACERCA DESSA CRISE, DOS
ALUNOS GRADUANDOS EM ENGENHARIA CIVIL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - CAMPUS SEDE
E CONHECER SEUS HÁBITOS RELATIVOS À SUSTENTABILIDADE HÍDRICA E NOÇÕES DE MANEJO DESSE RECURSO, A FIM DE
CONJECTURAR AS HABILITAÇÕES DESSES POSSÍVEIS FUTUROS GESTORES DE ÁGUA. PARE ESTE FIM, USOU-SE COMO
METODOLOGIA UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DE EMBASAMENTO TEÓRICO E A APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO
ONLINE, COM 5 PERGUNTAS, VIA GOOGLE FORMS®
, COMPARTILHADO COM ESTUDANTES DE TODOS OS PERÍODOS DO
CURSO. EM POSSE DOS RESULTADOS, PERCEBEU-SE QUE, EMBORA OS ESTUDANTES TENHAM CONSCIÊNCIA QUE UMA
NOVA CRISE PODERÁ OCORRER, CASO A GESTÃO CONTINUE INADEQUADA, NÃO EXISTE UMA MOBILIZAÇÃO, POR PARTE
DESTES, EM TOMAR MEDIDAS QUE PROPICIEM UMA MELHORA NESSE QUADRO. ISSO EXPÕE UMA MAIOR
NECESSIDADE DO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO DURANTE A GRADUAÇÃO, ENDOSSANDO UMA VISÃO
SUSTENTÁVEL COM A ELIMINAÇÃO DO COSTUME DE APENAS BUSCAR-SE ALTERNATIVAS DURANTE A CRISE.