Artigo Anais I CONIMAS e III CONIDIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-186X

A CONSCIENTIZAÇÃO DOS ALUNOS DE ENGENHARIA CIVIL, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE – CAMPUS SEDE, ACERCA DA CRISE HÍDRICA EM CAMPINA GRANDE - PB.

Palavra-chaves: CRISE HÍDRICA, ENGENHARIA CIVIL, GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS, CAMPINA GRANDE, CAMPINA GRANDE Comunicação Oral (CO) AT 05: Gestão, Qualidade e Acesso às Águas Publicado em 20 de novembro de 2019

Resumo

A SECA E SEUS CATASTRÓFICOS EFEITOS SÃO VIVENCIADOS PELA POPULAÇÃO BRASILEIRA DESDE O SURGIMENTO DA NAÇÃO, EM ESPECIAL NOS MUNICÍPIOS NORDESTINOS. INSERIDA NESSA REALIDADE, A CIDADE DE CAMPINA GRANDEPB, QUE, MESMO APÓS UM CICLO CHUVOSO, ENTRE 2004 E 2011, ENFRENTOU UMA SEVERA CRISE HÍDRICA NOS ANOS RECENTES, ENTRE 2012 E 2017, NECESSITANDO ADOTAR MEDIDAS EMERGENCIAIS COMO O RACIONAMENTO. ISTO POSTO, FICA EVIDENTE QUE O PLANEJAMENTO E A GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS, UMA DAS RESPONSABILIDADES E COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS DO ENGENHEIRO CIVIL, NÃO ESTÁ SENDO BEM IMPLEMENTADA EM ÂMBITO LOCAL. À VISTA DISSO, BUSCOU-SE ENTENDER A PERCEPÇÃO, ACERCA DESSA CRISE, DOS ALUNOS GRADUANDOS EM ENGENHARIA CIVIL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - CAMPUS SEDE E CONHECER SEUS HÁBITOS RELATIVOS À SUSTENTABILIDADE HÍDRICA E NOÇÕES DE MANEJO DESSE RECURSO, A FIM DE CONJECTURAR AS HABILITAÇÕES DESSES POSSÍVEIS FUTUROS GESTORES DE ÁGUA. PARE ESTE FIM, USOU-SE COMO METODOLOGIA UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DE EMBASAMENTO TEÓRICO E A APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO ONLINE, COM 5 PERGUNTAS, VIA GOOGLE FORMS® , COMPARTILHADO COM ESTUDANTES DE TODOS OS PERÍODOS DO CURSO. EM POSSE DOS RESULTADOS, PERCEBEU-SE QUE, EMBORA OS ESTUDANTES TENHAM CONSCIÊNCIA QUE UMA NOVA CRISE PODERÁ OCORRER, CASO A GESTÃO CONTINUE INADEQUADA, NÃO EXISTE UMA MOBILIZAÇÃO, POR PARTE DESTES, EM TOMAR MEDIDAS QUE PROPICIEM UMA MELHORA NESSE QUADRO. ISSO EXPÕE UMA MAIOR NECESSIDADE DO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO DURANTE A GRADUAÇÃO, ENDOSSANDO UMA VISÃO SUSTENTÁVEL COM A ELIMINAÇÃO DO COSTUME DE APENAS BUSCAR-SE ALTERNATIVAS DURANTE A CRISE.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.