FOI CONSTATADO QUE A DISPOSIÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS CONSTITUI UM DOS PRINCIPAIS PROBLEMAS NO QUE SE REFERE À GESTÃO AMBIENTAL. PRÁTICAS COMO REDUÇÃO, REAPROVEITAMENTO E RECICLAGEM DOS RESÍDUOS SERVEM COMO ÓTIMA FERRAMENTA NO DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL JUNTO COM TODA COMUNIDADE. AS ESCOLAS APRESENTAM UM PAPEL FUNDAMENTAL NO APRENDIZADO DA POPULAÇÃO, ENTRETANTO, ACABAM TAMBÉM EXERCENDO A FUNÇÃO DE GERADORA DE RESÍDUOS DE DIFERENTES NATUREZAS. DESTA FORMA, O SEGUINTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVOS EXPLICAR AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DOS RESÍDUOS SÓLIDOS PRODUZIDOS PELA SOCIEDADE, BEM COMO UTILIZAR A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO FERRAMENTA PARA EXPLANAR A IMPORTÂNCIA DA COLETA SELETIVA E DA RECICLAGEM PARA COMUNIDADE ACADÊMICA DA ESCOLA MUNICIPAL SENADOR MARTINIANO DE ALENCAR, SITUADA NO MUNICÍPIO DE BARBALHA-CE. FORAM DESENVOLVIDAS PALESDTRAS EDUCACIONAIS, ALÉM DE TRÊS DIFERENTES OFICINAS AS QUAIS MOSTRAVAM COMO REUTILIZAR OS RESÍDUOS SÓLIDOS GERADOS NA ESCOLA PARA FINS SUSTENTÁVEIS. FOI MOSTRADO O PROCESSO DE RECICLAGEM DE MATERIAIS ORGÂNICOS PARA FINS ARTESANAIS, DE RESÍDUOS INORGÂNICOS PARA FINS AMBIENTAIS COMO A COMPOSTAGEM ORIGINANDO O ADUBO NATURAL E A RECICLAGEM DO ÓLEO DE COZINHA USADO NA CANTINA ESCOLAR PARA A PRODUÇÃO DE SABÃO, O QUE TRARIA REDUÇÃO DE GASTOS PARA A ESCOLA.