PRÁTICAS DE CONSCIENTIZAÇÃO FRENTE AO VANDALISMO ESCOLAR: UMA PESQUISA-AÇÃO COM O ENSINO FUNDAMENTAL
"2019-11-20 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 63791 "edicao_id" => 114 "trabalho_id" => 164 "inscrito_id" => 579 "titulo" => "PRÁTICAS DE CONSCIENTIZAÇÃO FRENTE AO VANDALISMO ESCOLAR: UMA PESQUISA-AÇÃO COM O ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "AS AÇÕES DE VANDALISMO PODEM TRAZER REPERCUSSÕES NEGATIVAS PARA OS ESTUDANTES E OS DEMAIS ATORES SOCIAIS DO AMBIENTE ESCOLAR E A PRÓPRIA ESTRUTURA DA ESCOLA. MAS, QUAIS SIGNIFICADOS QUE OS ESTUDANTES ATRIBUEM AO VANDALISMO? ATÉ QUE PONTO O VANDALISMO PODE ESTAR IMPLICADO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS ADOLESCENTES? DIANTE DISSO, O PRESENTE ESTUDO TEVE O OBJETIVO DE PROMOVER ATIVIDADES DE CONSCIENTIZAÇÃO FRENTE ÀS AÇÕES DE VANDALISMO NA ESCOLA, POR MEIO DE UM PROJETO DE EXTENSÃO. DE FORMA ESPECÍFICA BUSCOU-SE: 1) AMPLIAR O CONHECIMENTO FRENTE ÀS CONSEQUÊNCIAS SOCIOAMBIENTAIS DAS AÇÕES DE VANDALISMO; 2) VERIFICAR MUDANÇAS NOS SIGNIFICADOS PSICOLÓGICO DO CONCEITO DE VANDALISMO; 3) PROPOR ATIVIDADES DE CUIDADO AMBIENTAL E DE EMPONDERAMENTO DA COMUNIDADE COM BASE NA TEMÁTICA VANDALISMO. PARA TANTO, O PROJETO CONTOU COM A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS DO OITAVO ANO NO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA, DA CIDADE DE JOÃO PESSOA, COM IDADES VARIANDO ENTRE 14 E 16 ANOS. COMO O PROJETO É DE CARÁTER INTERVENTIVO, AS AÇÕES FORAM REALIZADAS EM TRÊS MOMENTOS-CHAVE, A SABER: 1) LEVANTAMENTO DE DADOS DO GRUPO; 2) AÇÕES INTERVENTIVAS DENTRO DO ESPAÇO DA ESCOLA; E 3) REAPLICAÇÃO DO LEVANTAMENTO DOS SABERES DOS ESTUDANTES FRENTE AO VANDALISMO. OS RESULTADOS INDICARAM QUE AS AÇÕES PROPOSTAS PROMOVERAM CONHECIMENTO PARA OS ESTUDANTES, PROPORCIONANDO UMA PERCEPÇÃO MAIS ADEQUADA SOBRE O VANDALISMO E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO GERAL DO APRENDENTE COMO CIDADÃO CONSCIENTE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 07: Educação e Comunicação" "palavra_chave" => "VANDALISMO, ENSINO FUNDAMENTAL, CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV133_MD1_SA41_ID579_19092019111213.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:59" "updated_at" => "2020-06-10 11:45:47" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRÊSA FERNANDA GOMES PEREIRA" "autor_nome_curto" => "ANDRÊSA FERNANDA" "autor_email" => "andresafernandagomes@gmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conimas-e-iii-conidis" "edicao_nome" => "Anais I CONIMAS e III CONIDIS" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Meio Ambiente e Sociedade e III Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conimas-e-conidis/2019" "edicao_logo" => "5e4a0ac95979e_17022020003849.png" "edicao_capa" => "5f184b3570210_22072020112037.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-11-20 00:00:00" "publicacao_id" => 33 "publicacao_nome" => "Anais CONIDIS" "publicacao_codigo" => "2526-186X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 63791 "edicao_id" => 114 "trabalho_id" => 164 "inscrito_id" => 579 "titulo" => "PRÁTICAS DE CONSCIENTIZAÇÃO FRENTE AO VANDALISMO ESCOLAR: UMA PESQUISA-AÇÃO COM O ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "AS AÇÕES DE VANDALISMO PODEM TRAZER REPERCUSSÕES NEGATIVAS PARA OS ESTUDANTES E OS DEMAIS ATORES SOCIAIS DO AMBIENTE ESCOLAR E A PRÓPRIA ESTRUTURA DA ESCOLA. MAS, QUAIS SIGNIFICADOS QUE OS ESTUDANTES ATRIBUEM AO VANDALISMO? ATÉ QUE PONTO O VANDALISMO PODE ESTAR IMPLICADO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS ADOLESCENTES? DIANTE DISSO, O PRESENTE ESTUDO TEVE O OBJETIVO DE PROMOVER ATIVIDADES DE CONSCIENTIZAÇÃO FRENTE ÀS AÇÕES DE VANDALISMO NA ESCOLA, POR MEIO DE UM PROJETO DE EXTENSÃO. DE FORMA ESPECÍFICA BUSCOU-SE: 1) AMPLIAR O CONHECIMENTO FRENTE ÀS CONSEQUÊNCIAS SOCIOAMBIENTAIS DAS AÇÕES DE VANDALISMO; 2) VERIFICAR MUDANÇAS NOS SIGNIFICADOS PSICOLÓGICO DO CONCEITO DE VANDALISMO; 3) PROPOR ATIVIDADES DE CUIDADO AMBIENTAL E DE EMPONDERAMENTO DA COMUNIDADE COM BASE NA TEMÁTICA VANDALISMO. PARA TANTO, O PROJETO CONTOU COM A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS DO OITAVO ANO NO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA, DA CIDADE DE JOÃO PESSOA, COM IDADES VARIANDO ENTRE 14 E 16 ANOS. COMO O PROJETO É DE CARÁTER INTERVENTIVO, AS AÇÕES FORAM REALIZADAS EM TRÊS MOMENTOS-CHAVE, A SABER: 1) LEVANTAMENTO DE DADOS DO GRUPO; 2) AÇÕES INTERVENTIVAS DENTRO DO ESPAÇO DA ESCOLA; E 3) REAPLICAÇÃO DO LEVANTAMENTO DOS SABERES DOS ESTUDANTES FRENTE AO VANDALISMO. OS RESULTADOS INDICARAM QUE AS AÇÕES PROPOSTAS PROMOVERAM CONHECIMENTO PARA OS ESTUDANTES, PROPORCIONANDO UMA PERCEPÇÃO MAIS ADEQUADA SOBRE O VANDALISMO E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO GERAL DO APRENDENTE COMO CIDADÃO CONSCIENTE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 07: Educação e Comunicação" "palavra_chave" => "VANDALISMO, ENSINO FUNDAMENTAL, CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV133_MD1_SA41_ID579_19092019111213.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:59" "updated_at" => "2020-06-10 11:45:47" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRÊSA FERNANDA GOMES PEREIRA" "autor_nome_curto" => "ANDRÊSA FERNANDA" "autor_email" => "andresafernandagomes@gmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conimas-e-iii-conidis" "edicao_nome" => "Anais I CONIMAS e III CONIDIS" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Meio Ambiente e Sociedade e III Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conimas-e-conidis/2019" "edicao_logo" => "5e4a0ac95979e_17022020003849.png" "edicao_capa" => "5f184b3570210_22072020112037.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-11-20 00:00:00" "publicacao_id" => 33 "publicacao_nome" => "Anais CONIDIS" "publicacao_codigo" => "2526-186X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }