Artigo Anais I CONIMAS e III CONIDIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-186X

A ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR E AMBIENTAL DESENVOLVIDA NO MUSEU DE MINÉRIOS DO RN

Palavra-chaves: MUSEU, MEIO AMBIENTE, INTERDISCIPLINARIDADE, APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) AT 16: Interdisciplinaridade
"2019-11-20 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 63042
    "edicao_id" => 114
    "trabalho_id" => 532
    "inscrito_id" => 272
    "titulo" => "A ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR E AMBIENTAL DESENVOLVIDA NO MUSEU DE MINÉRIOS DO RN"
    "resumo" => "O MUSEU DE MINÉRIOS DO RN (MMRN), SITUADO NO CAMPUS CENTRAL DO IFRN FOI ABERTO AO PÚBLICO EM DEZEMBRO DE 2014, SUA EXPOSIÇÃO É FUNDAMENTADA EM TRÊS EIXOS PRINCIPAIS: HOMEM, EXPLORAÇÃO MINERAL E MEIO AMBIENTE. DURANTE O TEMPO DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU PERCEBEU QUE CADA VEZ MAIS PROFESSORES VEM BUSCANDO UTILIZAR O ESPAÇO COMO UMA FERRAMENTA FACILITADORA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM UMA VEZ QUE O MUSEU DIALOGA COM DIFERENTES DISCIPLINAS INTERCALANDO OS ASSUNTOS COM QUESTÕES AMBIENTAIS. ASSIM, O REFERIDO TRABALHO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR COMO O MMRN CUMPRE O PAPEL DE TRANSMITIR CONTEÚDOS DE MANEIRA INTERDISCIPLINAR POR MEIO DE UM ESPAÇO QUE TRANSPASSA O AMBIENTE FORMAL DE ENSINO. A METODOLOGIA DESENVOLVIDA DURANTE A PESQUISA SE DEU EM DUAS ETAPAS, A PRIMEIRA CONSISTIU NO ESTUDO ACERCA DOS PRINCIPAIS CONCEITOS NORTEADORES DESTA PESQUISA, BEM COMO SUAS MUDANÇAS AO LONGO DO TEMPO, A ETAPA SEGUINTE SE DEU PELA ANÁLISE DOS SALÕES DO MUSEU ENTENDENDO COMO OS ESPAÇOS SE INTERLIGAM TANTO COM AS DISCIPLINAS ABORDADAS EM SALA DE AULA, BEM COMO DENTRO DE UMA PERSPECTIVA AMBIENTAL. ASSIM, FOI POSSÍVEL IDENTIFICAR A INTERDISCIPLINARIDADE EXISTENTE ENTRE OS SALÕES DO MUSEU E O ELO ENTRE ELES, COMPREENDENDO AS QUESTÕES AMBIENTAIS, SOCIAIS E CULTURAIS QUE OS ENGLOBAM. PORTANTO, ESPERA-SE QUE ESSE TRABALHO POSSA CULTIVAR EM ALUNOS, PROFESSORES E NA SOCIEDADE EM GERAL A IMPORTÂNCIA DE SE VISITAR ESPAÇOS COMO O MUSEU DE MINÉRIOS DO RN, POR ENTENDER QUE ESSE AMBIENTE CONTRIBUI DE MANEIRA DIRETA NA FORMAÇÃO DO PÚBLICO, CONSCIENTIZANDO-OS ACERCA DAS MAIS DIVERSAS TEMÁTICAS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 16: Interdisciplinaridade"
    "palavra_chave" => "MUSEU, MEIO AMBIENTE, INTERDISCIPLINARIDADE, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV133_MD1_SA50_ID272_01112019013235.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:45:45"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRUNA RAYANE DA SILVA LOURENÇO"
    "autor_nome_curto" => "BRUNA LOURENÇO"
    "autor_email" => "brunarayanelourenzo@gmail"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE - NATAL CENTRAL"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conimas-e-iii-conidis"
    "edicao_nome" => "Anais I CONIMAS e III CONIDIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Meio Ambiente e Sociedade e III Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conimas-e-conidis/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a0ac95979e_17022020003849.png"
    "edicao_capa" => "5f184b3570210_22072020112037.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 33
    "publicacao_nome" => "Anais CONIDIS"
    "publicacao_codigo" => "2526-186X"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 63042
    "edicao_id" => 114
    "trabalho_id" => 532
    "inscrito_id" => 272
    "titulo" => "A ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR E AMBIENTAL DESENVOLVIDA NO MUSEU DE MINÉRIOS DO RN"
    "resumo" => "O MUSEU DE MINÉRIOS DO RN (MMRN), SITUADO NO CAMPUS CENTRAL DO IFRN FOI ABERTO AO PÚBLICO EM DEZEMBRO DE 2014, SUA EXPOSIÇÃO É FUNDAMENTADA EM TRÊS EIXOS PRINCIPAIS: HOMEM, EXPLORAÇÃO MINERAL E MEIO AMBIENTE. DURANTE O TEMPO DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU PERCEBEU QUE CADA VEZ MAIS PROFESSORES VEM BUSCANDO UTILIZAR O ESPAÇO COMO UMA FERRAMENTA FACILITADORA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM UMA VEZ QUE O MUSEU DIALOGA COM DIFERENTES DISCIPLINAS INTERCALANDO OS ASSUNTOS COM QUESTÕES AMBIENTAIS. ASSIM, O REFERIDO TRABALHO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR COMO O MMRN CUMPRE O PAPEL DE TRANSMITIR CONTEÚDOS DE MANEIRA INTERDISCIPLINAR POR MEIO DE UM ESPAÇO QUE TRANSPASSA O AMBIENTE FORMAL DE ENSINO. A METODOLOGIA DESENVOLVIDA DURANTE A PESQUISA SE DEU EM DUAS ETAPAS, A PRIMEIRA CONSISTIU NO ESTUDO ACERCA DOS PRINCIPAIS CONCEITOS NORTEADORES DESTA PESQUISA, BEM COMO SUAS MUDANÇAS AO LONGO DO TEMPO, A ETAPA SEGUINTE SE DEU PELA ANÁLISE DOS SALÕES DO MUSEU ENTENDENDO COMO OS ESPAÇOS SE INTERLIGAM TANTO COM AS DISCIPLINAS ABORDADAS EM SALA DE AULA, BEM COMO DENTRO DE UMA PERSPECTIVA AMBIENTAL. ASSIM, FOI POSSÍVEL IDENTIFICAR A INTERDISCIPLINARIDADE EXISTENTE ENTRE OS SALÕES DO MUSEU E O ELO ENTRE ELES, COMPREENDENDO AS QUESTÕES AMBIENTAIS, SOCIAIS E CULTURAIS QUE OS ENGLOBAM. PORTANTO, ESPERA-SE QUE ESSE TRABALHO POSSA CULTIVAR EM ALUNOS, PROFESSORES E NA SOCIEDADE EM GERAL A IMPORTÂNCIA DE SE VISITAR ESPAÇOS COMO O MUSEU DE MINÉRIOS DO RN, POR ENTENDER QUE ESSE AMBIENTE CONTRIBUI DE MANEIRA DIRETA NA FORMAÇÃO DO PÚBLICO, CONSCIENTIZANDO-OS ACERCA DAS MAIS DIVERSAS TEMÁTICAS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 16: Interdisciplinaridade"
    "palavra_chave" => "MUSEU, MEIO AMBIENTE, INTERDISCIPLINARIDADE, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV133_MD1_SA50_ID272_01112019013235.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:45:45"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRUNA RAYANE DA SILVA LOURENÇO"
    "autor_nome_curto" => "BRUNA LOURENÇO"
    "autor_email" => "brunarayanelourenzo@gmail"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE - NATAL CENTRAL"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conimas-e-iii-conidis"
    "edicao_nome" => "Anais I CONIMAS e III CONIDIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Meio Ambiente e Sociedade e III Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conimas-e-conidis/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a0ac95979e_17022020003849.png"
    "edicao_capa" => "5f184b3570210_22072020112037.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 33
    "publicacao_nome" => "Anais CONIDIS"
    "publicacao_codigo" => "2526-186X"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 20 de novembro de 2019

Resumo

O MUSEU DE MINÉRIOS DO RN (MMRN), SITUADO NO CAMPUS CENTRAL DO IFRN FOI ABERTO AO PÚBLICO EM DEZEMBRO DE 2014, SUA EXPOSIÇÃO É FUNDAMENTADA EM TRÊS EIXOS PRINCIPAIS: HOMEM, EXPLORAÇÃO MINERAL E MEIO AMBIENTE. DURANTE O TEMPO DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU PERCEBEU QUE CADA VEZ MAIS PROFESSORES VEM BUSCANDO UTILIZAR O ESPAÇO COMO UMA FERRAMENTA FACILITADORA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM UMA VEZ QUE O MUSEU DIALOGA COM DIFERENTES DISCIPLINAS INTERCALANDO OS ASSUNTOS COM QUESTÕES AMBIENTAIS. ASSIM, O REFERIDO TRABALHO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR COMO O MMRN CUMPRE O PAPEL DE TRANSMITIR CONTEÚDOS DE MANEIRA INTERDISCIPLINAR POR MEIO DE UM ESPAÇO QUE TRANSPASSA O AMBIENTE FORMAL DE ENSINO. A METODOLOGIA DESENVOLVIDA DURANTE A PESQUISA SE DEU EM DUAS ETAPAS, A PRIMEIRA CONSISTIU NO ESTUDO ACERCA DOS PRINCIPAIS CONCEITOS NORTEADORES DESTA PESQUISA, BEM COMO SUAS MUDANÇAS AO LONGO DO TEMPO, A ETAPA SEGUINTE SE DEU PELA ANÁLISE DOS SALÕES DO MUSEU ENTENDENDO COMO OS ESPAÇOS SE INTERLIGAM TANTO COM AS DISCIPLINAS ABORDADAS EM SALA DE AULA, BEM COMO DENTRO DE UMA PERSPECTIVA AMBIENTAL. ASSIM, FOI POSSÍVEL IDENTIFICAR A INTERDISCIPLINARIDADE EXISTENTE ENTRE OS SALÕES DO MUSEU E O ELO ENTRE ELES, COMPREENDENDO AS QUESTÕES AMBIENTAIS, SOCIAIS E CULTURAIS QUE OS ENGLOBAM. PORTANTO, ESPERA-SE QUE ESSE TRABALHO POSSA CULTIVAR EM ALUNOS, PROFESSORES E NA SOCIEDADE EM GERAL A IMPORTÂNCIA DE SE VISITAR ESPAÇOS COMO O MUSEU DE MINÉRIOS DO RN, POR ENTENDER QUE ESSE AMBIENTE CONTRIBUI DE MANEIRA DIRETA NA FORMAÇÃO DO PÚBLICO, CONSCIENTIZANDO-OS ACERCA DAS MAIS DIVERSAS TEMÁTICAS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.