O MUSEU DE MINÉRIOS DO RN (MMRN), SITUADO NO CAMPUS CENTRAL DO IFRN FOI ABERTO AO PÚBLICO EM DEZEMBRO DE 2014, SUA EXPOSIÇÃO É FUNDAMENTADA EM TRÊS EIXOS PRINCIPAIS: HOMEM, EXPLORAÇÃO MINERAL E MEIO AMBIENTE. DURANTE O TEMPO DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU PERCEBEU QUE CADA VEZ MAIS PROFESSORES VEM BUSCANDO UTILIZAR O ESPAÇO COMO UMA FERRAMENTA FACILITADORA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM UMA VEZ QUE O MUSEU DIALOGA COM DIFERENTES DISCIPLINAS INTERCALANDO OS ASSUNTOS COM QUESTÕES AMBIENTAIS. ASSIM, O REFERIDO TRABALHO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR COMO O MMRN CUMPRE O PAPEL DE TRANSMITIR CONTEÚDOS DE MANEIRA INTERDISCIPLINAR POR MEIO DE UM ESPAÇO QUE TRANSPASSA O AMBIENTE FORMAL DE ENSINO. A METODOLOGIA DESENVOLVIDA DURANTE A PESQUISA SE DEU EM DUAS ETAPAS, A PRIMEIRA CONSISTIU NO ESTUDO ACERCA DOS PRINCIPAIS CONCEITOS NORTEADORES DESTA PESQUISA, BEM COMO SUAS MUDANÇAS AO LONGO DO TEMPO, A ETAPA SEGUINTE SE DEU PELA ANÁLISE DOS SALÕES DO MUSEU ENTENDENDO COMO OS ESPAÇOS SE INTERLIGAM TANTO COM AS DISCIPLINAS ABORDADAS EM SALA DE AULA, BEM COMO DENTRO DE UMA PERSPECTIVA AMBIENTAL. ASSIM, FOI POSSÍVEL IDENTIFICAR A INTERDISCIPLINARIDADE EXISTENTE ENTRE OS SALÕES DO MUSEU E O ELO ENTRE ELES, COMPREENDENDO AS QUESTÕES AMBIENTAIS, SOCIAIS E CULTURAIS QUE OS ENGLOBAM. PORTANTO, ESPERA-SE QUE ESSE TRABALHO POSSA CULTIVAR EM ALUNOS, PROFESSORES E NA SOCIEDADE EM GERAL A IMPORTÂNCIA DE SE VISITAR ESPAÇOS COMO O MUSEU DE MINÉRIOS DO RN, POR ENTENDER QUE ESSE AMBIENTE CONTRIBUI DE MANEIRA DIRETA NA FORMAÇÃO DO PÚBLICO, CONSCIENTIZANDO-OS ACERCA DAS MAIS DIVERSAS TEMÁTICAS.