JÚNIOR, João Batista Barbalho Bezerra et al.. . Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/63020>. Acesso em: 05/11/2024 03:55
AS LEITURAS MAIS RECENTES DE APRENDIZAGEM PARTEM-SE DO PRESSUPOSTO QUE O ALUNO DEVE SER INCLUÍDO COMO CENTRO ATIVO NO PROCESSO DE APRENDIZADO. UMA DAS FORMAS DE FAZER ISSO, ATUALMENTE, É INTRODUZINDO METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO NO AMBIENTE ESCOLAR, TAL COMO O ENSINO LÚDICO, UMA VEZ QUE MOSTRA-SE COMO UMA ÓTIMA OPORTUNIDADE DE APROXIMAR OS ESTUDANTES DE UMA AULA MAIS DIVERTIDA, EDUCATIVA E DIDÁTICA, FACILITANDO A COMPREENSÃO DOS CONTEÚDOS ABORDADOS. PORTANTO O OBJETIVO DO PRESENTE TRABALHO É PROPORCIONAR A SOCIEDADE CIENTÍFICA A ATIVIDADE LÚDICA “ILHAS DA MATÉRIA: O JOGO” E ANALISAR SUA INFLUÊNCIA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. O TRABALHO FOI DESENVOLVIDO A PARTIR DE UM PROJETO DA DISCIPLINA DE “INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA II”, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - UFRN, CAMPUS NATAL/RN, NO QUAL CONSISTIA EM OPORTUNIZAR AOS LICENCIANDOS A CHANCE DA CRIAÇÃO DE ATIVIDADES LÚDICAS PARA FUTURAS APLICAÇÕES NAS ESCOLAS. PARA TAL FOI CONFECCIONADO UM JOGO ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS DIVERSOS E DE FÁCIL ACESSO, POSSIBILITANDO O ALCANCE A ÁREAS E COMUNIDADES MAIS POBRES. “ILHAS DA MATÉRIA” É UM JOGO DE TABULEIRO E CARTAS QUE TRAZ ASSUNTOS RELACIONADOS AOS ELEMENTOS QUÍMICOS E SUAS APLICAÇÕES NO ORGANISMO E MEIO AMBIENTE, MOSTRANDO COMO OS MESMOS ESTÃO PRESENTES E DISPOSTOS AO NOSSO REDOR. CONSTATOU-SE A IMPORTÂNCIA DA ABORDAGEM DO JOGO PARA OS ALUNOS, AMPLIANDO SEU PENSAMENTO CRÍTICO, BEM COMO CAUSANDO UMA MUDANÇA DE HÁBITOS, PRATICANDO E EXERCENDO OS APRENDIZADOS DO JOGO NO DIA-A-DIA E DESENVOLVENDO NAS COMUNIDADES UMA MUDANÇA SOCIAL.