Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

“ILHAS DA MATÉRIA: O JOGO”, ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA FACILITAR O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS

Palavra-chaves: ATIVIDADES LÚDICAS, EDUCAÇÃO, ELEMENTOS QUÍMICOS, METODOLOGIAS ATIVAS. Comunicação Oral (CO) GT 17 – Ensino e suas intersecções
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 63020
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 5095
    "inscrito_id" => 1923
    "titulo" => "“ILHAS DA MATÉRIA: O JOGO”, ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA FACILITAR O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS"
    "resumo" => "AS LEITURAS MAIS RECENTES DE APRENDIZAGEM PARTEM-SE DO PRESSUPOSTO QUE O ALUNO DEVE SER INCLUÍDO COMO CENTRO ATIVO NO PROCESSO DE APRENDIZADO. UMA DAS FORMAS DE FAZER ISSO, ATUALMENTE, É INTRODUZINDO METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO NO AMBIENTE ESCOLAR, TAL COMO O ENSINO LÚDICO, UMA VEZ QUE MOSTRA-SE COMO UMA ÓTIMA OPORTUNIDADE DE APROXIMAR OS ESTUDANTES DE UMA AULA MAIS DIVERTIDA, EDUCATIVA E DIDÁTICA, FACILITANDO A COMPREENSÃO DOS CONTEÚDOS ABORDADOS. PORTANTO O OBJETIVO DO PRESENTE TRABALHO É PROPORCIONAR A SOCIEDADE CIENTÍFICA A ATIVIDADE LÚDICA “ILHAS DA MATÉRIA: O JOGO” E ANALISAR SUA INFLUÊNCIA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. O TRABALHO FOI DESENVOLVIDO A PARTIR DE UM PROJETO DA DISCIPLINA DE “INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA II”, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - UFRN, CAMPUS NATAL/RN, NO QUAL CONSISTIA EM OPORTUNIZAR AOS LICENCIANDOS A CHANCE DA CRIAÇÃO DE ATIVIDADES LÚDICAS PARA FUTURAS APLICAÇÕES NAS ESCOLAS. PARA TAL FOI CONFECCIONADO UM JOGO ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS DIVERSOS E DE FÁCIL ACESSO, POSSIBILITANDO O ALCANCE A ÁREAS E COMUNIDADES MAIS POBRES. “ILHAS DA MATÉRIA” É UM JOGO DE TABULEIRO E CARTAS QUE TRAZ ASSUNTOS RELACIONADOS AOS ELEMENTOS QUÍMICOS E SUAS APLICAÇÕES NO ORGANISMO E MEIO AMBIENTE, MOSTRANDO COMO OS MESMOS ESTÃO PRESENTES E DISPOSTOS AO NOSSO REDOR. CONSTATOU-SE A IMPORTÂNCIA DA ABORDAGEM DO JOGO PARA OS ALUNOS, AMPLIANDO SEU PENSAMENTO CRÍTICO, BEM COMO CAUSANDO UMA MUDANÇA DE HÁBITOS, PRATICANDO E EXERCENDO OS APRENDIZADOS DO JOGO NO DIA-A-DIA E DESENVOLVENDO NAS COMUNIDADES UMA MUDANÇA SOCIAL."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => "ATIVIDADES LÚDICAS, EDUCAÇÃO, ELEMENTOS QUÍMICOS, METODOLOGIAS ATIVAS."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA17_ID1923_01102019013144.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:48"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO BATISTA BARBALHO BEZERRA JÚNIOR"
    "autor_nome_curto" => "JOÃO BATISTA BARBALHO BEZERRA "
    "autor_email" => "joaobatista.97g@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 63020
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 5095
    "inscrito_id" => 1923
    "titulo" => "“ILHAS DA MATÉRIA: O JOGO”, ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA FACILITAR O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS"
    "resumo" => "AS LEITURAS MAIS RECENTES DE APRENDIZAGEM PARTEM-SE DO PRESSUPOSTO QUE O ALUNO DEVE SER INCLUÍDO COMO CENTRO ATIVO NO PROCESSO DE APRENDIZADO. UMA DAS FORMAS DE FAZER ISSO, ATUALMENTE, É INTRODUZINDO METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO NO AMBIENTE ESCOLAR, TAL COMO O ENSINO LÚDICO, UMA VEZ QUE MOSTRA-SE COMO UMA ÓTIMA OPORTUNIDADE DE APROXIMAR OS ESTUDANTES DE UMA AULA MAIS DIVERTIDA, EDUCATIVA E DIDÁTICA, FACILITANDO A COMPREENSÃO DOS CONTEÚDOS ABORDADOS. PORTANTO O OBJETIVO DO PRESENTE TRABALHO É PROPORCIONAR A SOCIEDADE CIENTÍFICA A ATIVIDADE LÚDICA “ILHAS DA MATÉRIA: O JOGO” E ANALISAR SUA INFLUÊNCIA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. O TRABALHO FOI DESENVOLVIDO A PARTIR DE UM PROJETO DA DISCIPLINA DE “INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA II”, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - UFRN, CAMPUS NATAL/RN, NO QUAL CONSISTIA EM OPORTUNIZAR AOS LICENCIANDOS A CHANCE DA CRIAÇÃO DE ATIVIDADES LÚDICAS PARA FUTURAS APLICAÇÕES NAS ESCOLAS. PARA TAL FOI CONFECCIONADO UM JOGO ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS DIVERSOS E DE FÁCIL ACESSO, POSSIBILITANDO O ALCANCE A ÁREAS E COMUNIDADES MAIS POBRES. “ILHAS DA MATÉRIA” É UM JOGO DE TABULEIRO E CARTAS QUE TRAZ ASSUNTOS RELACIONADOS AOS ELEMENTOS QUÍMICOS E SUAS APLICAÇÕES NO ORGANISMO E MEIO AMBIENTE, MOSTRANDO COMO OS MESMOS ESTÃO PRESENTES E DISPOSTOS AO NOSSO REDOR. CONSTATOU-SE A IMPORTÂNCIA DA ABORDAGEM DO JOGO PARA OS ALUNOS, AMPLIANDO SEU PENSAMENTO CRÍTICO, BEM COMO CAUSANDO UMA MUDANÇA DE HÁBITOS, PRATICANDO E EXERCENDO OS APRENDIZADOS DO JOGO NO DIA-A-DIA E DESENVOLVENDO NAS COMUNIDADES UMA MUDANÇA SOCIAL."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => "ATIVIDADES LÚDICAS, EDUCAÇÃO, ELEMENTOS QUÍMICOS, METODOLOGIAS ATIVAS."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA17_ID1923_01102019013144.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:48"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO BATISTA BARBALHO BEZERRA JÚNIOR"
    "autor_nome_curto" => "JOÃO BATISTA BARBALHO BEZERRA "
    "autor_email" => "joaobatista.97g@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

AS LEITURAS MAIS RECENTES DE APRENDIZAGEM PARTEM-SE DO PRESSUPOSTO QUE O ALUNO DEVE SER INCLUÍDO COMO CENTRO ATIVO NO PROCESSO DE APRENDIZADO. UMA DAS FORMAS DE FAZER ISSO, ATUALMENTE, É INTRODUZINDO METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO NO AMBIENTE ESCOLAR, TAL COMO O ENSINO LÚDICO, UMA VEZ QUE MOSTRA-SE COMO UMA ÓTIMA OPORTUNIDADE DE APROXIMAR OS ESTUDANTES DE UMA AULA MAIS DIVERTIDA, EDUCATIVA E DIDÁTICA, FACILITANDO A COMPREENSÃO DOS CONTEÚDOS ABORDADOS. PORTANTO O OBJETIVO DO PRESENTE TRABALHO É PROPORCIONAR A SOCIEDADE CIENTÍFICA A ATIVIDADE LÚDICA “ILHAS DA MATÉRIA: O JOGO” E ANALISAR SUA INFLUÊNCIA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. O TRABALHO FOI DESENVOLVIDO A PARTIR DE UM PROJETO DA DISCIPLINA DE “INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA II”, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - UFRN, CAMPUS NATAL/RN, NO QUAL CONSISTIA EM OPORTUNIZAR AOS LICENCIANDOS A CHANCE DA CRIAÇÃO DE ATIVIDADES LÚDICAS PARA FUTURAS APLICAÇÕES NAS ESCOLAS. PARA TAL FOI CONFECCIONADO UM JOGO ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS DIVERSOS E DE FÁCIL ACESSO, POSSIBILITANDO O ALCANCE A ÁREAS E COMUNIDADES MAIS POBRES. “ILHAS DA MATÉRIA” É UM JOGO DE TABULEIRO E CARTAS QUE TRAZ ASSUNTOS RELACIONADOS AOS ELEMENTOS QUÍMICOS E SUAS APLICAÇÕES NO ORGANISMO E MEIO AMBIENTE, MOSTRANDO COMO OS MESMOS ESTÃO PRESENTES E DISPOSTOS AO NOSSO REDOR. CONSTATOU-SE A IMPORTÂNCIA DA ABORDAGEM DO JOGO PARA OS ALUNOS, AMPLIANDO SEU PENSAMENTO CRÍTICO, BEM COMO CAUSANDO UMA MUDANÇA DE HÁBITOS, PRATICANDO E EXERCENDO OS APRENDIZADOS DO JOGO NO DIA-A-DIA E DESENVOLVENDO NAS COMUNIDADES UMA MUDANÇA SOCIAL.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.