Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

VIVENCIANDO O PROCESSO DE CRIAÇÃO ARTÍSTICA ATRAVÉS DE REPRESENTAÇÕES E RELEITURAS EM UM CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO INFANTIL, PROJETO DE ARTES, MÚLTIPLAS LINGUAGENS Comunicação Oral (CO) GT 09 – Educação Infantil
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 62992
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 3733
    "inscrito_id" => 10365
    "titulo" => "VIVENCIANDO O PROCESSO DE CRIAÇÃO ARTÍSTICA ATRAVÉS DE REPRESENTAÇÕES E RELEITURAS EM UM CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA"
    "resumo" => "A PRESENTE PESQUISA APRESENTA A COMPREENSÃO DA ARTE-EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA INTIMAMENTE LIGADA À PRODUÇÃO E RECONSTRUÇÃO DO SABER DA CRIANÇA. OS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS PARA A REALIZAÇÃO DA INVESTIGAÇÃO DIVIDIRAM-SE EM TRÊS ETAPAS, A SABER: 1) LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO SOBRE A ARTE VINCULADA À EDUCAÇÃO INFANTIL; 2) OBSERVAÇÃO DIRETA DA ROTINA, CUJAS PERCEPÇÕES FORAM REGISTRADAS EM DIÁRIO DE CAMPO E 3) ANÁLISE E SISTEMATIZAÇÃO DOS DADOS COLETADOS. OS RESULTADOS ENCONTRADOS DEMONSTRARAM O ENVOLVIMENTO E A TRANSFORMAÇÃO DO OLHAR ESTÉTICO DAS EDUCADORAS E, POR SUA VEZ, CULMINOU COM A FORMAÇÃO ESTÉTICA DAS CRIANÇAS. AS POSSIBILIDADES DE EXPERIÊNCIAS COM AS ARTES NÃO SE LIMITARAM AO CAMPO VISUAL (PINTURA, GRAFITE, DESENHO, FOTOGRAFIA, INSTALAÇÃO), O PROJETO FOI AMPLIADO E PREENCHIDO COM VIVÊNCIAS MUSICAIS, POÉTICAS E CORPORAIS. A PARCERIA ESCOLA-FAMÍLIA FOI INTENSIFICADA E AMPLIADA EM OUTROS ÂMBITOS ATRAVÉS DESTE PROJETO, COMO, POR EXEMPLO, AS RELAÇÕES DE DIÁLOGOS ENTRE DOCENTES E PAIS. CONCLUI-SE QUE A PARTIR DA EXPERIMENTAÇÃO DESTE PROJETO FOI POSSÍVEL O DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO ESTÉTICO ENTRE OS SUJEITOS INTEGRANTES DA PESQUISA: EDUCADORES E CRIANÇAS. O TRABALHO COM ARTES PERMITIU ÀS CRIANÇAS A EXPRESSÃO DE TODO O POTENCIAL HUMANO, OU SEJA, POSSIBILITARAM QUE O “EU” ARTÍSTICO DE CADA CRIANÇA GANHASSE FORMA E SE TORNASSEM AUTORES DESSE PROCESSO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 – Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, PROJETO DE ARTES, MÚLTIPLAS LINGUAGENS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA9_ID10365_24092019210954.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:48"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDITH RODRIGUES MORGADO KERN"
    "autor_nome_curto" => "EDITH KERN"
    "autor_email" => "edithmorgado@hotmail.com"
    "autor_ies" => "PREFEITURA MUNICIPAL DE FORTALEZA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 62992
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 3733
    "inscrito_id" => 10365
    "titulo" => "VIVENCIANDO O PROCESSO DE CRIAÇÃO ARTÍSTICA ATRAVÉS DE REPRESENTAÇÕES E RELEITURAS EM UM CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA"
    "resumo" => "A PRESENTE PESQUISA APRESENTA A COMPREENSÃO DA ARTE-EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA INTIMAMENTE LIGADA À PRODUÇÃO E RECONSTRUÇÃO DO SABER DA CRIANÇA. OS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS PARA A REALIZAÇÃO DA INVESTIGAÇÃO DIVIDIRAM-SE EM TRÊS ETAPAS, A SABER: 1) LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO SOBRE A ARTE VINCULADA À EDUCAÇÃO INFANTIL; 2) OBSERVAÇÃO DIRETA DA ROTINA, CUJAS PERCEPÇÕES FORAM REGISTRADAS EM DIÁRIO DE CAMPO E 3) ANÁLISE E SISTEMATIZAÇÃO DOS DADOS COLETADOS. OS RESULTADOS ENCONTRADOS DEMONSTRARAM O ENVOLVIMENTO E A TRANSFORMAÇÃO DO OLHAR ESTÉTICO DAS EDUCADORAS E, POR SUA VEZ, CULMINOU COM A FORMAÇÃO ESTÉTICA DAS CRIANÇAS. AS POSSIBILIDADES DE EXPERIÊNCIAS COM AS ARTES NÃO SE LIMITARAM AO CAMPO VISUAL (PINTURA, GRAFITE, DESENHO, FOTOGRAFIA, INSTALAÇÃO), O PROJETO FOI AMPLIADO E PREENCHIDO COM VIVÊNCIAS MUSICAIS, POÉTICAS E CORPORAIS. A PARCERIA ESCOLA-FAMÍLIA FOI INTENSIFICADA E AMPLIADA EM OUTROS ÂMBITOS ATRAVÉS DESTE PROJETO, COMO, POR EXEMPLO, AS RELAÇÕES DE DIÁLOGOS ENTRE DOCENTES E PAIS. CONCLUI-SE QUE A PARTIR DA EXPERIMENTAÇÃO DESTE PROJETO FOI POSSÍVEL O DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO ESTÉTICO ENTRE OS SUJEITOS INTEGRANTES DA PESQUISA: EDUCADORES E CRIANÇAS. O TRABALHO COM ARTES PERMITIU ÀS CRIANÇAS A EXPRESSÃO DE TODO O POTENCIAL HUMANO, OU SEJA, POSSIBILITARAM QUE O “EU” ARTÍSTICO DE CADA CRIANÇA GANHASSE FORMA E SE TORNASSEM AUTORES DESSE PROCESSO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 – Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, PROJETO DE ARTES, MÚLTIPLAS LINGUAGENS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA9_ID10365_24092019210954.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:48"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDITH RODRIGUES MORGADO KERN"
    "autor_nome_curto" => "EDITH KERN"
    "autor_email" => "edithmorgado@hotmail.com"
    "autor_ies" => "PREFEITURA MUNICIPAL DE FORTALEZA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

A PRESENTE PESQUISA APRESENTA A COMPREENSÃO DA ARTE-EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA INTIMAMENTE LIGADA À PRODUÇÃO E RECONSTRUÇÃO DO SABER DA CRIANÇA. OS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS PARA A REALIZAÇÃO DA INVESTIGAÇÃO DIVIDIRAM-SE EM TRÊS ETAPAS, A SABER: 1) LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO SOBRE A ARTE VINCULADA À EDUCAÇÃO INFANTIL; 2) OBSERVAÇÃO DIRETA DA ROTINA, CUJAS PERCEPÇÕES FORAM REGISTRADAS EM DIÁRIO DE CAMPO E 3) ANÁLISE E SISTEMATIZAÇÃO DOS DADOS COLETADOS. OS RESULTADOS ENCONTRADOS DEMONSTRARAM O ENVOLVIMENTO E A TRANSFORMAÇÃO DO OLHAR ESTÉTICO DAS EDUCADORAS E, POR SUA VEZ, CULMINOU COM A FORMAÇÃO ESTÉTICA DAS CRIANÇAS. AS POSSIBILIDADES DE EXPERIÊNCIAS COM AS ARTES NÃO SE LIMITARAM AO CAMPO VISUAL (PINTURA, GRAFITE, DESENHO, FOTOGRAFIA, INSTALAÇÃO), O PROJETO FOI AMPLIADO E PREENCHIDO COM VIVÊNCIAS MUSICAIS, POÉTICAS E CORPORAIS. A PARCERIA ESCOLA-FAMÍLIA FOI INTENSIFICADA E AMPLIADA EM OUTROS ÂMBITOS ATRAVÉS DESTE PROJETO, COMO, POR EXEMPLO, AS RELAÇÕES DE DIÁLOGOS ENTRE DOCENTES E PAIS. CONCLUI-SE QUE A PARTIR DA EXPERIMENTAÇÃO DESTE PROJETO FOI POSSÍVEL O DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO ESTÉTICO ENTRE OS SUJEITOS INTEGRANTES DA PESQUISA: EDUCADORES E CRIANÇAS. O TRABALHO COM ARTES PERMITIU ÀS CRIANÇAS A EXPRESSÃO DE TODO O POTENCIAL HUMANO, OU SEJA, POSSIBILITARAM QUE O “EU” ARTÍSTICO DE CADA CRIANÇA GANHASSE FORMA E SE TORNASSEM AUTORES DESSE PROCESSO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.