A PRESENTE PESQUISA APRESENTA A COMPREENSÃO DA ARTE-EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA INTIMAMENTE LIGADA À PRODUÇÃO E RECONSTRUÇÃO DO SABER DA CRIANÇA. OS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS PARA A REALIZAÇÃO DA INVESTIGAÇÃO DIVIDIRAM-SE EM TRÊS ETAPAS, A SABER: 1) LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO SOBRE A ARTE VINCULADA À EDUCAÇÃO INFANTIL; 2) OBSERVAÇÃO DIRETA DA ROTINA, CUJAS PERCEPÇÕES FORAM REGISTRADAS EM DIÁRIO DE CAMPO E 3) ANÁLISE E SISTEMATIZAÇÃO DOS DADOS COLETADOS. OS RESULTADOS ENCONTRADOS DEMONSTRARAM O ENVOLVIMENTO E A TRANSFORMAÇÃO DO OLHAR ESTÉTICO DAS EDUCADORAS E, POR SUA VEZ, CULMINOU COM A FORMAÇÃO ESTÉTICA DAS CRIANÇAS. AS POSSIBILIDADES DE EXPERIÊNCIAS COM AS ARTES NÃO SE LIMITARAM AO CAMPO VISUAL (PINTURA, GRAFITE, DESENHO, FOTOGRAFIA, INSTALAÇÃO), O PROJETO FOI AMPLIADO E PREENCHIDO COM VIVÊNCIAS MUSICAIS, POÉTICAS E CORPORAIS. A PARCERIA ESCOLA-FAMÍLIA FOI INTENSIFICADA E AMPLIADA EM OUTROS ÂMBITOS ATRAVÉS DESTE PROJETO, COMO, POR EXEMPLO, AS RELAÇÕES DE DIÁLOGOS ENTRE DOCENTES E PAIS. CONCLUI-SE QUE A PARTIR DA EXPERIMENTAÇÃO DESTE PROJETO FOI POSSÍVEL O DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO ESTÉTICO ENTRE OS SUJEITOS INTEGRANTES DA PESQUISA: EDUCADORES E CRIANÇAS. O TRABALHO COM ARTES PERMITIU ÀS CRIANÇAS A EXPRESSÃO DE TODO O POTENCIAL HUMANO, OU SEJA, POSSIBILITARAM QUE O “EU” ARTÍSTICO DE CADA CRIANÇA GANHASSE FORMA E SE TORNASSEM AUTORES DESSE PROCESSO.