O PRESENTE ESTUDO É FRUTO DA PESQUISA EM ANDAMENTO DO MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO QUE OBJETIVA ANALISAR O USO DAS REPRESENTAÇÕES IMAGÉTICAS NO ENSINO DE BIOLOGIA EM CONEXÃO COM AS NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE SALVADOR-BAHIA, AO ESTIMULAR SUA LEITURA CRÍTICA E CONTEXTUALIZAÇÃO, FACILITANDO ASSIM, NÃO SÓ A COMPREENSÃO DA LINGUAGEM CIENTÍFICA INERENTE À BIOLOGIA COMO A APRENDIZAGEM DOS SEUS CONTEÚDOS. LANÇOU-SE MÃOS DA PESQUISA QUALITATIVA COM A TÉCNICA ANÁLISE DE CONTEÚDO. OS DADOS OBTIDOS POR MEIO DE APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO AOS PROFESSORES COM FORMAÇÃO EM BIOLOGIA E QUE LECIONAM O REFERIDO COMPONENTE CURRICULAR AOS ALUNOS 1º ANO DO CURSO TÉCNICO, DO TURNO MATUTINO DA UNIDADE ESCOLAR CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL FORMAÇÃO E EVENTOS ISAÍAS ALVES, UMA CONVERSA PRÉVIA E O ACEITE DOS MESMOS EM CONTRIBUIR PARA ESSA PESQUISA. EM FACE ÀS ANÁLISES FOI POSSÍVEL CONCLUIR QUE O USO DAS REPRESENTAÇÕES IMAGÉTICAS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA DEMONSTRA A NECESSIDADE DE APRENDER LER AS IMAGENS CRITICAMENTE, UMA VEZ QUE ESTAS NÃO SÃO NEUTRAS, AUXILIAM NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO SABER, CONCEITOS E, FORAM ELABORADAS EM DETERMINADO CONTEXTO E INTENCIONALIDADE.