Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UMA DUAS MEIA E JÁ: A APLICABILIDADE DO LÚDICO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO NO MUNICÍPIO DE CAUCAIA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO FÍSICA, ENSINO MÉDIO, LÚDICO Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 62852
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 4804
    "inscrito_id" => 11833
    "titulo" => "UMA DUAS MEIA E JÁ: A APLICABILIDADE DO LÚDICO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO NO MUNICÍPIO DE CAUCAIA"
    "resumo" => """
      RESUMO\r\n
      \r\n
      O LÚDICO GERALMENTE ESTÁ ASSOCIADO A ATIVIDADES DIRECIONADAS PARA CRIANÇAS PRINCIPALMENTE NO ENSINO INFANTIL E DURANTE OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, JÁ NOS ANOS FINAIS E NO ENSINO MÉDIO AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA PERDEM ESTE ASPECTO. CADA VEZ MAIS VOLTADAS PARA AS PRÁTICAS ESPORTIVAS, AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO NÃO TÊM ESPAÇO PARA AS ATIVIDADES LÚDICAS E JOGOS. O OBJETIVO DESTE ESTUDO FOI IDENTIFICAR ASPECTOS LÚDICOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO E A RECEPTIVIDADES DOS ALUNOS A ESSE RECURSO. QUANTO A METODOLOGIA, TRATA-SE DE UM ESTUDO DE NATUREZA QUALITATIVA, DO TIPO EXPLORATÓRIO DESCRITIVO. AMOSTRA FOI COMPOSTA POR NOVE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE DIFERENTES ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE CAUCAIA-CE. PARA A COLETA DE DADOS FOI UTILIZADO UM QUESTIONÁRIO COM QUATRO PERGUNTAS ABERTAS SOBRE A APLICABILIDADE DO LÚDICO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO. NA PESQUISA CONSTATA-SE QUE OS PROFESSORES COMPREENDEM O CONCEITO DE LUDICIDADE COMO ALGO QUE PROPORCIONA PRAZER E DIVERSÃO, PORÉM O LÚDICO COMO FERRAMENTA QUE FACILITA O PROCESSO EDUCACIONAL AINDA NÃO É COMPREENDIDO E UTILIZADO.  ALÉM DISSO, FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE O NÍVEL DE ACEITAÇÃO DE AULAS COM ATIVIDADES LÚDICAS É MUITO BOM, COMPROVANDO QUE É PRECISO UTILIZAR ESSE TIPO DE AULA PARA ALCANÇAR MAIS ALUNOS E CONSEGUIR ATINGIR OS OBJETIVOS PROPOSTOS PARA AS AULAS. É PRECISO COMPREENDER QUE AS NECESSIDADES DOS ALUNOS VÃO ALÉM DE PRÁTICAS ESPORTIVAS, A ESCOLA É LUGAR PARA SE EVOLUIR, REFLETIR E TORNAR-SE CRÍTICO.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA, ENSINO MÉDIO, LÚDICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID11833_26092019231901.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:47"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA NEURISMAR ARAÚJO DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "NEURISMAR ARAÚJO"
    "autor_email" => "neurismar.araujo@fatene.e"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 62852
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 4804
    "inscrito_id" => 11833
    "titulo" => "UMA DUAS MEIA E JÁ: A APLICABILIDADE DO LÚDICO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO NO MUNICÍPIO DE CAUCAIA"
    "resumo" => """
      RESUMO\r\n
      \r\n
      O LÚDICO GERALMENTE ESTÁ ASSOCIADO A ATIVIDADES DIRECIONADAS PARA CRIANÇAS PRINCIPALMENTE NO ENSINO INFANTIL E DURANTE OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, JÁ NOS ANOS FINAIS E NO ENSINO MÉDIO AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA PERDEM ESTE ASPECTO. CADA VEZ MAIS VOLTADAS PARA AS PRÁTICAS ESPORTIVAS, AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO NÃO TÊM ESPAÇO PARA AS ATIVIDADES LÚDICAS E JOGOS. O OBJETIVO DESTE ESTUDO FOI IDENTIFICAR ASPECTOS LÚDICOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO E A RECEPTIVIDADES DOS ALUNOS A ESSE RECURSO. QUANTO A METODOLOGIA, TRATA-SE DE UM ESTUDO DE NATUREZA QUALITATIVA, DO TIPO EXPLORATÓRIO DESCRITIVO. AMOSTRA FOI COMPOSTA POR NOVE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE DIFERENTES ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE CAUCAIA-CE. PARA A COLETA DE DADOS FOI UTILIZADO UM QUESTIONÁRIO COM QUATRO PERGUNTAS ABERTAS SOBRE A APLICABILIDADE DO LÚDICO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO. NA PESQUISA CONSTATA-SE QUE OS PROFESSORES COMPREENDEM O CONCEITO DE LUDICIDADE COMO ALGO QUE PROPORCIONA PRAZER E DIVERSÃO, PORÉM O LÚDICO COMO FERRAMENTA QUE FACILITA O PROCESSO EDUCACIONAL AINDA NÃO É COMPREENDIDO E UTILIZADO.  ALÉM DISSO, FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE O NÍVEL DE ACEITAÇÃO DE AULAS COM ATIVIDADES LÚDICAS É MUITO BOM, COMPROVANDO QUE É PRECISO UTILIZAR ESSE TIPO DE AULA PARA ALCANÇAR MAIS ALUNOS E CONSEGUIR ATINGIR OS OBJETIVOS PROPOSTOS PARA AS AULAS. É PRECISO COMPREENDER QUE AS NECESSIDADES DOS ALUNOS VÃO ALÉM DE PRÁTICAS ESPORTIVAS, A ESCOLA É LUGAR PARA SE EVOLUIR, REFLETIR E TORNAR-SE CRÍTICO.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA, ENSINO MÉDIO, LÚDICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID11833_26092019231901.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:47"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA NEURISMAR ARAÚJO DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "NEURISMAR ARAÚJO"
    "autor_email" => "neurismar.araujo@fatene.e"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

RESUMO O LÚDICO GERALMENTE ESTÁ ASSOCIADO A ATIVIDADES DIRECIONADAS PARA CRIANÇAS PRINCIPALMENTE NO ENSINO INFANTIL E DURANTE OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, JÁ NOS ANOS FINAIS E NO ENSINO MÉDIO AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA PERDEM ESTE ASPECTO. CADA VEZ MAIS VOLTADAS PARA AS PRÁTICAS ESPORTIVAS, AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO NÃO TÊM ESPAÇO PARA AS ATIVIDADES LÚDICAS E JOGOS. O OBJETIVO DESTE ESTUDO FOI IDENTIFICAR ASPECTOS LÚDICOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO E A RECEPTIVIDADES DOS ALUNOS A ESSE RECURSO. QUANTO A METODOLOGIA, TRATA-SE DE UM ESTUDO DE NATUREZA QUALITATIVA, DO TIPO EXPLORATÓRIO DESCRITIVO. AMOSTRA FOI COMPOSTA POR NOVE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE DIFERENTES ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE CAUCAIA-CE. PARA A COLETA DE DADOS FOI UTILIZADO UM QUESTIONÁRIO COM QUATRO PERGUNTAS ABERTAS SOBRE A APLICABILIDADE DO LÚDICO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO. NA PESQUISA CONSTATA-SE QUE OS PROFESSORES COMPREENDEM O CONCEITO DE LUDICIDADE COMO ALGO QUE PROPORCIONA PRAZER E DIVERSÃO, PORÉM O LÚDICO COMO FERRAMENTA QUE FACILITA O PROCESSO EDUCACIONAL AINDA NÃO É COMPREENDIDO E UTILIZADO. ALÉM DISSO, FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE O NÍVEL DE ACEITAÇÃO DE AULAS COM ATIVIDADES LÚDICAS É MUITO BOM, COMPROVANDO QUE É PRECISO UTILIZAR ESSE TIPO DE AULA PARA ALCANÇAR MAIS ALUNOS E CONSEGUIR ATINGIR OS OBJETIVOS PROPOSTOS PARA AS AULAS. É PRECISO COMPREENDER QUE AS NECESSIDADES DOS ALUNOS VÃO ALÉM DE PRÁTICAS ESPORTIVAS, A ESCOLA É LUGAR PARA SE EVOLUIR, REFLETIR E TORNAR-SE CRÍTICO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.