Artigo Anais VI FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

AVALIAÇÃO DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO COMO POLÍTICA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL NO SISTEMA PÚBLICO MUNICIPAL DE ENSINO DE FORTALEZA

Palavra-chaves: CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO INTEGRAL, AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS, PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO Comunicação Oral (CO) AVALIAÇÃO, POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO
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Publicado em 30 de julho de 2014

Resumo

O objetivo deste trabalho é o de avaliar a implementação do Programa Mais Educação (PME) em uma Escola Municipal de Fortaleza por meio das concepções de educação integral, das ações do Programa e dos resultados entendidos pelos atores sociais envolvidos no Programa, da Secretaria Municipal de Educação (SME). Realizamos uma discussão sobre avaliação em profundidade, na qual buscamos aportes teóricos em Rodrigues e em Silva que discutem avaliação de resultados de programa sociais. Para tanto foi realizado um estudo de caso em que utilizamos uma pluralidade de técnicas e instrumentos, como observação participante, entrevistas e o grupo focal. Na coleta dos dados, confrontamos as concepções de educação integral e acerca do PME. A conclusão a que chegamos é a existência de várias formas de pensar educação integral e o PME, e que isso circunscreve o resultado do programa, ainda que todos defendam a importância do PME na escola como instrumento que propicia acesso aos bens culturais e oferece oportunidades os quais, caso contrário, a comunidade escolar não a teria.

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