Artigo Anais VI FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

DIÁLOGOS SOBRE A ENTRADA NA CARREIRA DOCENTE: A FORMAÇÃO PERMANENTE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Palavra-chaves: FORMAÇÃO PERMANENTE, REDE INTEGRARE, ENTRADA NA CARREIRA DOCENTE Comunicação Oral (CO) FORMAÇÃO, PROFISSIONALIZAÇÃO E TRABALHO DOCENTE
"2014-07-30 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 6326
    "edicao_id" => 20
    "trabalho_id" => 454
    "inscrito_id" => 1739
    "titulo" => "DIÁLOGOS SOBRE A ENTRADA NA CARREIRA DOCENTE: A FORMAÇÃO PERMANENTE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR"
    "resumo" => "O artigo apresenta as ações da Rede Integrare, órgão localizado no Centro de Educação (CE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Considerando a importância da formação permanente, o objetivo é compartilhar os desafios encontrados por professores principiantes na entrada da carreira docente no âmbito da educação superior, a partir da realização do II Ciclo de Debates do CE. A abordagem metodológica é qualitativa e está em sintonia com a investigação-formação que seguindo uma lógica dialética em forma de espiral, envolve as etapas de: a) mobilização, b) sensibilização e c) atividades formativas. A partir do II Ciclo de Debates, verificou-se que os desafios mais comuns na entrada da carreira docente constituem-se: na solidão pedagógica, na insegurança e domínio da disciplina frente aos estudantes, centração no conteúdo específico, inadequação para a docência, que implica na falta de domínio de uma Pedagogia que atenda a este nível de ensino."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO, PROFISSIONALIZAÇÃO E TRABALHO DOCENTE"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO PERMANENTE, REDE INTEGRARE, ENTRADA NA CARREIRA DOCENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_06_2014_00_23_35_idinscrito_1739_6c0d7d63e8cc3d1b8bcd2ea6ae15303e.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:52"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:46:20"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDENISE DO AMARAL FAVARIN"
    "autor_nome_curto" => "EDENISE FAVARIN"
    "autor_email" => "edenisefavarin@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VI FIPED"
    "edicao_evento" => "VI Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2014"
    "edicao_logo" => "5e49aec952f7c_16022020180617.png"
    "edicao_capa" => "5f186e2e282dd_22072020134950.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-07-30 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 6326
    "edicao_id" => 20
    "trabalho_id" => 454
    "inscrito_id" => 1739
    "titulo" => "DIÁLOGOS SOBRE A ENTRADA NA CARREIRA DOCENTE: A FORMAÇÃO PERMANENTE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR"
    "resumo" => "O artigo apresenta as ações da Rede Integrare, órgão localizado no Centro de Educação (CE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Considerando a importância da formação permanente, o objetivo é compartilhar os desafios encontrados por professores principiantes na entrada da carreira docente no âmbito da educação superior, a partir da realização do II Ciclo de Debates do CE. A abordagem metodológica é qualitativa e está em sintonia com a investigação-formação que seguindo uma lógica dialética em forma de espiral, envolve as etapas de: a) mobilização, b) sensibilização e c) atividades formativas. A partir do II Ciclo de Debates, verificou-se que os desafios mais comuns na entrada da carreira docente constituem-se: na solidão pedagógica, na insegurança e domínio da disciplina frente aos estudantes, centração no conteúdo específico, inadequação para a docência, que implica na falta de domínio de uma Pedagogia que atenda a este nível de ensino."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO, PROFISSIONALIZAÇÃO E TRABALHO DOCENTE"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO PERMANENTE, REDE INTEGRARE, ENTRADA NA CARREIRA DOCENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_06_2014_00_23_35_idinscrito_1739_6c0d7d63e8cc3d1b8bcd2ea6ae15303e.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:52"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:46:20"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDENISE DO AMARAL FAVARIN"
    "autor_nome_curto" => "EDENISE FAVARIN"
    "autor_email" => "edenisefavarin@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VI FIPED"
    "edicao_evento" => "VI Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2014"
    "edicao_logo" => "5e49aec952f7c_16022020180617.png"
    "edicao_capa" => "5f186e2e282dd_22072020134950.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-07-30 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 30 de julho de 2014

Resumo

O artigo apresenta as ações da Rede Integrare, órgão localizado no Centro de Educação (CE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Considerando a importância da formação permanente, o objetivo é compartilhar os desafios encontrados por professores principiantes na entrada da carreira docente no âmbito da educação superior, a partir da realização do II Ciclo de Debates do CE. A abordagem metodológica é qualitativa e está em sintonia com a investigação-formação que seguindo uma lógica dialética em forma de espiral, envolve as etapas de: a) mobilização, b) sensibilização e c) atividades formativas. A partir do II Ciclo de Debates, verificou-se que os desafios mais comuns na entrada da carreira docente constituem-se: na solidão pedagógica, na insegurança e domínio da disciplina frente aos estudantes, centração no conteúdo específico, inadequação para a docência, que implica na falta de domínio de uma Pedagogia que atenda a este nível de ensino.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.