Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

Visualizações: 204
AS DIFICULDADES DE TRASPOR “OS LUSÍADAS” PARA A SALA DE AULA E PROPOSTAS ALTERNATIVAS PARA VER E OUVIR A OBRA DE CAMÕES

Palavra-chaves: OS LUSÍADAS, CAMÕES, LITERATURA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O PRESENTE TRABALHO SURGE A PARTIR DO ENTENDIMENTO DE QUE A TRANSPOSIÇÃO DOS LUSÍADAS PARA A SALA DE AULA, PRINCIPALMENTE NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E NO ENSINO MÉDIO - QUANDO O EIXO DA LITERATURA PASSA A FAZER PARTE DA GRADE CURRICULAR, NEM SEMPRE É COMPATÍVEL COM A REALIDADE BRASILEIRA, SEJA POR FATORES LINGUÍSTICOS, COMO O GRAU DE FORMALIDADE OU DE REBUSCAMENTO NA ESCRITA, OU PELO ENTENDIMENTO DE MUNDO DOS ALUNOS. PORÉM, A PARTIR DE GADOTTI (2000) E SILVA (2005), MAIS DO QUE PROBLEMATIZAR SOBRE A DIFICULDADE DE LEVAR A OBRA CAMONIANA PARA AS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA, A PESQUISA APRESENTA OPÇÕES ALTERNATIVAS E LÚDICAS QUE CONTRIBUAM TANTO PARA A FORMAÇÃO DO DOCENTE QUANTO PARA UMA MELHOR APRENDIZAGEM DOS DISCENTES.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.