A EDUCAÇÃO CONSISTE EM UMA PRÁTICA SOCIAL EM QUE BUSCA TRANSMITIR CONHECIMENTOS ACUMULADOS HISTORICAMENTE PELA HUMANIDADE E EM SUA DIMENSÃO SOCIALIZADORA PERMITE QUE OS SUJEITOS SE INTEGREM AO COLETIVO. A PRÁTICA ESCOLAR TEM ATRÁS DE SI CONDICIONANTES SOCIOPOLÍTICOS QUE CONFIGURAM DIFERENTES CONCEPÇÕES DE HOMEM E DE SOCIEDADE E, CONSEQUENTEMENTE, DIFERENTES PRESSUPOSTOS SOBRE O PAPEL DA ESCOLA. NESSE SENTIDO, A ESCOLA DETÉM A RESPONSABILIDADE DE CONSTRUIR E EXECUTAR O SEU PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO (PPP), O QUAL COMPREENDE OS OBJETIVOS, DIRETRIZES E AS AÇÕES DO PROCESSO EDUCATIVO A SER DESEMPENHADO PELA ESCOLA. ASSIM, O OBJETIVO DESSE ESTUDO É CONHECER E INVESTIGAR AS CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO, ATRAVÉS DA ANÁLISE DO PPP E DAS PRÁTICAS DESEMPENHADAS PELOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO. FORAM ENTREVISTADOS 3 PROFISSIONAIS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO PRIVADO DO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ/RN, ATRAVÉS DE UMA ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA, COM PERGUNTAS ABERTAS. FORAM GRAVADAS AS FALAS E DEPOIS FEITA A TRANSCRIÇÃO PARA QUE FOSSEM ANALISADAS. PERCEBEU-SE A IMPORTÂNCIA DO PPP PARA UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO PÔR O MESMO SER UM NORTEADOR DAS PRÁTICAS DE ENSINO TENDO COMO BASE A TENDÊNCIA PEDAGÓGICA CRÍTICO-SOCIAL QUE VÊ A ESCOLA COMO MEDIAÇÃO ENTRE O INDIVÍDUO E O SOCIAL. E QUE O CONSTRUTIVISMO VEM SENDO TRABALHADO NESSE PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NOS AMBIENTES ESCOLARES.