Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UMA ANÁLISE DA GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA DA ESCOLA

Palavra-chaves: ESCOLA, GESTÃO, LIDERANÇA, PARTICIPAÇÃO, PARTICIPAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT 04 - Fundamentos da Educação
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 62829
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 2420
    "inscrito_id" => 183
    "titulo" => """
      UMA ANÁLISE DA GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA DA\r\n
      ESCOLA
      """
    "resumo" => """
      RESUMO\r\n
      A EDUCAÇÃO NO BRASIL E NO MUNDO ESTÁ CONSTANTEMENTE SE RENOVANDO EM TODOS OS SEUS ASPECTOS,\r\n
      TANTO NO POLÍTICO, CULTURAL E SOCIAL QUANTO NO ESTRUTURAL, ORGANIZACIONAL E PEDAGÓGICO. NO QUE\r\n
      DIZ RESPEITO A SUA GESTÃO TAMBÉM NÃO É DIFERENTE. A FORMA DE GESTÃO ADOTADA PELA ESCOLA\r\n
      INFLUENCIA DECISIVAMENTE NA QUALIDADE OU FALTA DE QUALIDADE DO ENSINO OFERECIDO, BEM COMO NO\r\n
      PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. FATOS ESSES QUE NOS INSTIGOU A DESENVOLVER A PRESENTE\r\n
      INVESTIGAÇÃO, CONDUZIDA PELA INDAGAÇÃO: SOBRE ATÉ QUE PONTO A GESTÃO DEMOCRÁTICA E\r\n
      PARTICIPATIVA PROPORCIONA O ENVOLVIMENTO E SATISFAÇÃO DOS ATORES EDUCACIONAIS E SEUS ELEMENTOS\r\n
      CONSTITUÍDOS? A PARTIR DO PRESSUPOSTO QUE CONCEBER O EXERCÍCIO DA GESTÃO ESCOLAR E CONSIDERAR\r\n
      O GESTOR COMO LÍDER É FAVORECER AS RELAÇÕES HUMANAS POSITIVAS NA ESCOLA, PAUTADAS NA ÉTICA, NA\r\n
      AUTORIDADE, NO RECONHECIMENTO DOS PARES E NÃO NA FORÇA DO CARGO. COM O OBJETIVO DE ANALISAR O\r\n
      EXERCÍCIO DA LIDERANÇA PARTICIPATIVA DEMOCRÁTICA COMO POSSIBILIDADE REAL DA GESTÃO ESCOLAR PARA\r\n
      O SUCESSO DE TODOS OS ATORES ESCOLARES. TENDO COMO METODOLOGIA A ABORDAGEM BIBLIOGRÁFICA, O\r\n
      ESTUDO REVELOU QUE A ESCOLA SÓ PODE ASSUMIR A DINÂMICA DE PARTICIPAÇÃO SE A GESTÃO ESCOLAR\r\n
      ASSUMIR O MODELO DE LIDERANÇA DEMOCRÁTICA; ISTO É, O GESTOR ASSUMIR TRABALHAR COM PARCEIROS,\r\n
      MINIMIZANDO O CARÁTER HIERÁRQUICO, SEM ALIENAR OS PAPEIS E FUNÇÕES DE CADA UM, MESMO QUANDO\r\n
      ESTAS ESTÃO NA CONTRAMÃO DO QUE PARECE SER A MELHOR OPÇÃO, POIS A LIDERANÇA DEMOCRÁTICA SÓ É\r\n
      CONQUISTADA COM A PRÁTICA DOS VALORES HUMANOS TAIS COMO: RESPEITO, JUSTIÇA, CONFIANÇA,\r\n
      LIBERDADE, VERDADE, ENTRE OUTROS.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação"
    "palavra_chave" => "ESCOLA, GESTÃO, LIDERANÇA, PARTICIPAÇÃO, PARTICIPAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA4_ID183_18082019213120.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:47"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLAUD KIRMAYR DA SILVA ROCHA"
    "autor_nome_curto" => "CLAUD"
    "autor_email" => "claud_bc@hotmail.com"
    "autor_ies" => "ISEL"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 62829
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 2420
    "inscrito_id" => 183
    "titulo" => """
      UMA ANÁLISE DA GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA DA\r\n
      ESCOLA
      """
    "resumo" => """
      RESUMO\r\n
      A EDUCAÇÃO NO BRASIL E NO MUNDO ESTÁ CONSTANTEMENTE SE RENOVANDO EM TODOS OS SEUS ASPECTOS,\r\n
      TANTO NO POLÍTICO, CULTURAL E SOCIAL QUANTO NO ESTRUTURAL, ORGANIZACIONAL E PEDAGÓGICO. NO QUE\r\n
      DIZ RESPEITO A SUA GESTÃO TAMBÉM NÃO É DIFERENTE. A FORMA DE GESTÃO ADOTADA PELA ESCOLA\r\n
      INFLUENCIA DECISIVAMENTE NA QUALIDADE OU FALTA DE QUALIDADE DO ENSINO OFERECIDO, BEM COMO NO\r\n
      PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. FATOS ESSES QUE NOS INSTIGOU A DESENVOLVER A PRESENTE\r\n
      INVESTIGAÇÃO, CONDUZIDA PELA INDAGAÇÃO: SOBRE ATÉ QUE PONTO A GESTÃO DEMOCRÁTICA E\r\n
      PARTICIPATIVA PROPORCIONA O ENVOLVIMENTO E SATISFAÇÃO DOS ATORES EDUCACIONAIS E SEUS ELEMENTOS\r\n
      CONSTITUÍDOS? A PARTIR DO PRESSUPOSTO QUE CONCEBER O EXERCÍCIO DA GESTÃO ESCOLAR E CONSIDERAR\r\n
      O GESTOR COMO LÍDER É FAVORECER AS RELAÇÕES HUMANAS POSITIVAS NA ESCOLA, PAUTADAS NA ÉTICA, NA\r\n
      AUTORIDADE, NO RECONHECIMENTO DOS PARES E NÃO NA FORÇA DO CARGO. COM O OBJETIVO DE ANALISAR O\r\n
      EXERCÍCIO DA LIDERANÇA PARTICIPATIVA DEMOCRÁTICA COMO POSSIBILIDADE REAL DA GESTÃO ESCOLAR PARA\r\n
      O SUCESSO DE TODOS OS ATORES ESCOLARES. TENDO COMO METODOLOGIA A ABORDAGEM BIBLIOGRÁFICA, O\r\n
      ESTUDO REVELOU QUE A ESCOLA SÓ PODE ASSUMIR A DINÂMICA DE PARTICIPAÇÃO SE A GESTÃO ESCOLAR\r\n
      ASSUMIR O MODELO DE LIDERANÇA DEMOCRÁTICA; ISTO É, O GESTOR ASSUMIR TRABALHAR COM PARCEIROS,\r\n
      MINIMIZANDO O CARÁTER HIERÁRQUICO, SEM ALIENAR OS PAPEIS E FUNÇÕES DE CADA UM, MESMO QUANDO\r\n
      ESTAS ESTÃO NA CONTRAMÃO DO QUE PARECE SER A MELHOR OPÇÃO, POIS A LIDERANÇA DEMOCRÁTICA SÓ É\r\n
      CONQUISTADA COM A PRÁTICA DOS VALORES HUMANOS TAIS COMO: RESPEITO, JUSTIÇA, CONFIANÇA,\r\n
      LIBERDADE, VERDADE, ENTRE OUTROS.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação"
    "palavra_chave" => "ESCOLA, GESTÃO, LIDERANÇA, PARTICIPAÇÃO, PARTICIPAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA4_ID183_18082019213120.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:47"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLAUD KIRMAYR DA SILVA ROCHA"
    "autor_nome_curto" => "CLAUD"
    "autor_email" => "claud_bc@hotmail.com"
    "autor_ies" => "ISEL"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

RESUMO A EDUCAÇÃO NO BRASIL E NO MUNDO ESTÁ CONSTANTEMENTE SE RENOVANDO EM TODOS OS SEUS ASPECTOS, TANTO NO POLÍTICO, CULTURAL E SOCIAL QUANTO NO ESTRUTURAL, ORGANIZACIONAL E PEDAGÓGICO. NO QUE DIZ RESPEITO A SUA GESTÃO TAMBÉM NÃO É DIFERENTE. A FORMA DE GESTÃO ADOTADA PELA ESCOLA INFLUENCIA DECISIVAMENTE NA QUALIDADE OU FALTA DE QUALIDADE DO ENSINO OFERECIDO, BEM COMO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. FATOS ESSES QUE NOS INSTIGOU A DESENVOLVER A PRESENTE INVESTIGAÇÃO, CONDUZIDA PELA INDAGAÇÃO: SOBRE ATÉ QUE PONTO A GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA PROPORCIONA O ENVOLVIMENTO E SATISFAÇÃO DOS ATORES EDUCACIONAIS E SEUS ELEMENTOS CONSTITUÍDOS? A PARTIR DO PRESSUPOSTO QUE CONCEBER O EXERCÍCIO DA GESTÃO ESCOLAR E CONSIDERAR O GESTOR COMO LÍDER É FAVORECER AS RELAÇÕES HUMANAS POSITIVAS NA ESCOLA, PAUTADAS NA ÉTICA, NA AUTORIDADE, NO RECONHECIMENTO DOS PARES E NÃO NA FORÇA DO CARGO. COM O OBJETIVO DE ANALISAR O EXERCÍCIO DA LIDERANÇA PARTICIPATIVA DEMOCRÁTICA COMO POSSIBILIDADE REAL DA GESTÃO ESCOLAR PARA O SUCESSO DE TODOS OS ATORES ESCOLARES. TENDO COMO METODOLOGIA A ABORDAGEM BIBLIOGRÁFICA, O ESTUDO REVELOU QUE A ESCOLA SÓ PODE ASSUMIR A DINÂMICA DE PARTICIPAÇÃO SE A GESTÃO ESCOLAR ASSUMIR O MODELO DE LIDERANÇA DEMOCRÁTICA; ISTO É, O GESTOR ASSUMIR TRABALHAR COM PARCEIROS, MINIMIZANDO O CARÁTER HIERÁRQUICO, SEM ALIENAR OS PAPEIS E FUNÇÕES DE CADA UM, MESMO QUANDO ESTAS ESTÃO NA CONTRAMÃO DO QUE PARECE SER A MELHOR OPÇÃO, POIS A LIDERANÇA DEMOCRÁTICA SÓ É CONQUISTADA COM A PRÁTICA DOS VALORES HUMANOS TAIS COMO: RESPEITO, JUSTIÇA, CONFIANÇA, LIBERDADE, VERDADE, ENTRE OUTROS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.