Artigo Anais VI FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

ATUAÇÃO DO PEDAGOGO EM ESPAÇO NÃO FORMAL DE APRENDIZAGEM: UMA EXPERIÊNCIA NA CASA DE ABRIGO ACONCHEGO DA PAZ

Palavra-chaves: ATUAÇÃO DO PEDAGOGO, ESPAÇOS NÃO-FORMAIS, EDUCAÇÃO Comunicação Oral (CO) PRÁTICAS EMANCIPATÓRIAS NA EDUCAÇÃO FORMAL E NÃO-FORMAL DO BRASIL
"2014-07-30 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 6282
    "edicao_id" => 20
    "trabalho_id" => 555
    "inscrito_id" => 2097
    "titulo" => "ATUAÇÃO DO PEDAGOGO EM ESPAÇO NÃO FORMAL  DE APRENDIZAGEM: UMA EXPERIÊNCIA NA CASA DE ABRIGO ACONCHEGO DA PAZ"
    "resumo" => "O presente artigo é resultante de uma prática de Campo Profissional B dentro do Curso de Pedagogia da URI, Campus de Frederico Westphalen, o qual tem como objetivo tratar sobre a importância da atuação do pedagogo em espaços não formais de aprendizagem. Entendendo que é preciso pensar a pedagogia como um processo histórico, social, filosófico, relacional e inserido no contexto atual.  A metodologia utilizada para tanto foram:  estudo teórico sobre aos campos de atuação pedagógica e do que trata-se por espaços formais e não-formais de aprendizagem; escolha e observação de um espaço não formal, sendo escolhido a Casa de Abrigo Aconchego da Paz do município de Seberi - RS e a construção de atividades aplicadas junto ao grupo de crianças e adolescentes usuárias deste espaço. A partir da experiência vivida pode-se afirmar que o pedagogo é um profissional capaz de atuar em diversos campos educativos e de responder às diversas demandas e exigências de uma sociedade cada vez mais complexa. Estas vivências contribuem, significativamente, para o crescimento pessoal e profissional."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "PRÁTICAS EMANCIPATÓRIAS NA EDUCAÇÃO FORMAL E NÃO-FORMAL DO BRASIL"
    "palavra_chave" => "ATUAÇÃO DO PEDAGOGO, ESPAÇOS NÃO-FORMAIS, EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_2datahora_16_06_2014_19_04_02_idinscrito_2097_7c8ee587b18dd16791dbfb1087bfb9e5.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:52"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:46:20"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROSANE DE FÁTIMA FERRARI"
    "autor_nome_curto" => "ROSANE"
    "autor_email" => "rosane@uri.edu.br"
    "autor_ies" => "URI - CAMPUS DE FREDERICO WESTPHALEN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VI FIPED"
    "edicao_evento" => "VI Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2014"
    "edicao_logo" => "5e49aec952f7c_16022020180617.png"
    "edicao_capa" => "5f186e2e282dd_22072020134950.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-07-30 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 6282
    "edicao_id" => 20
    "trabalho_id" => 555
    "inscrito_id" => 2097
    "titulo" => "ATUAÇÃO DO PEDAGOGO EM ESPAÇO NÃO FORMAL  DE APRENDIZAGEM: UMA EXPERIÊNCIA NA CASA DE ABRIGO ACONCHEGO DA PAZ"
    "resumo" => "O presente artigo é resultante de uma prática de Campo Profissional B dentro do Curso de Pedagogia da URI, Campus de Frederico Westphalen, o qual tem como objetivo tratar sobre a importância da atuação do pedagogo em espaços não formais de aprendizagem. Entendendo que é preciso pensar a pedagogia como um processo histórico, social, filosófico, relacional e inserido no contexto atual.  A metodologia utilizada para tanto foram:  estudo teórico sobre aos campos de atuação pedagógica e do que trata-se por espaços formais e não-formais de aprendizagem; escolha e observação de um espaço não formal, sendo escolhido a Casa de Abrigo Aconchego da Paz do município de Seberi - RS e a construção de atividades aplicadas junto ao grupo de crianças e adolescentes usuárias deste espaço. A partir da experiência vivida pode-se afirmar que o pedagogo é um profissional capaz de atuar em diversos campos educativos e de responder às diversas demandas e exigências de uma sociedade cada vez mais complexa. Estas vivências contribuem, significativamente, para o crescimento pessoal e profissional."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "PRÁTICAS EMANCIPATÓRIAS NA EDUCAÇÃO FORMAL E NÃO-FORMAL DO BRASIL"
    "palavra_chave" => "ATUAÇÃO DO PEDAGOGO, ESPAÇOS NÃO-FORMAIS, EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_2datahora_16_06_2014_19_04_02_idinscrito_2097_7c8ee587b18dd16791dbfb1087bfb9e5.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:52"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:46:20"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROSANE DE FÁTIMA FERRARI"
    "autor_nome_curto" => "ROSANE"
    "autor_email" => "rosane@uri.edu.br"
    "autor_ies" => "URI - CAMPUS DE FREDERICO WESTPHALEN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VI FIPED"
    "edicao_evento" => "VI Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2014"
    "edicao_logo" => "5e49aec952f7c_16022020180617.png"
    "edicao_capa" => "5f186e2e282dd_22072020134950.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-07-30 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 30 de julho de 2014

Resumo

O presente artigo é resultante de uma prática de Campo Profissional B dentro do Curso de Pedagogia da URI, Campus de Frederico Westphalen, o qual tem como objetivo tratar sobre a importância da atuação do pedagogo em espaços não formais de aprendizagem. Entendendo que é preciso pensar a pedagogia como um processo histórico, social, filosófico, relacional e inserido no contexto atual. A metodologia utilizada para tanto foram: estudo teórico sobre aos campos de atuação pedagógica e do que trata-se por espaços formais e não-formais de aprendizagem; escolha e observação de um espaço não formal, sendo escolhido a Casa de Abrigo Aconchego da Paz do município de Seberi - RS e a construção de atividades aplicadas junto ao grupo de crianças e adolescentes usuárias deste espaço. A partir da experiência vivida pode-se afirmar que o pedagogo é um profissional capaz de atuar em diversos campos educativos e de responder às diversas demandas e exigências de uma sociedade cada vez mais complexa. Estas vivências contribuem, significativamente, para o crescimento pessoal e profissional.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.