EXISTE ATUALMENTE UMA RESPONSABILIDADE CONSTANTE AO QUE SE DIZ RESPEITO AOS MEIOS AVALIATIVOS DE AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO QUANDO SE TRATA DO INTER-RELACIONAMENTO DE ALUNO E PROFESSOR. COM ESSE INTUITO ESSE ARTIGO VEM TRAZER OS MEIOS AVALIATIVOS QUE PODEM AUXILIAR O COTIDIANO DO PROFESSOR NA SALA DE AULA, MOSTRANDO ALGUMAS VERTENTES DE TEÓRICOS COMO SOUSA (2010), LUCKESI (1999), HOFFMAN (2003) E OUTROS QUE FAZEM DISCUSSÃO SOBRE OS MEIOS AVALIATIVOS E AINDA TRAZ UMA SONDAGEM FEITA COM PROFESSORES DE UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO COM O OBJETIVO DE ANALISAR OS MEIOS VIGENTES DE AVALIAÇÃO NA ATUALIDADE. CONTUDO, ESTE ARTIGO NÃO TEM PRETENSÃO DE DECLARAR MAIS EFETIVO UM OU OUTRO MEIO AVALIATIVO, POIS PODE HAVER VÁRIOS MÉTODOS PARA UMA CONSTRUÇÃO AVALIATIVA EXITOSA, FAZENDO QUE O DOCENTE COMPREENDA QUE A EDUCAÇÃO NÃO É APENAS MEDIAÇÃO DE INFORMAÇÃO, E SIM ALGO QUE VAI ALÉM DA SALA DE AULA E QUE DEVE-SE AVALIAR TODOS OS DIAS, COMO PROFESSORES E SERES HUMANOS.