A FILOSOFIA DE CHARLES SANDERS PEIRCE E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A EDUCAÇÃO DO PENSAMENTO
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 58326 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4789 "inscrito_id" => 688 "titulo" => "A FILOSOFIA DE CHARLES SANDERS PEIRCE E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A EDUCAÇÃO DO PENSAMENTO" "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO TRATA DE UM RELATÓRIO DE PESQUISA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, SOBRE FILOSOFIA DE CHARLES SANDERS PEIRCE E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A EDUCAÇÃO DO PENSAMENTO, TRATA-SE DE UM PROJETO CUJA PROPOSTA É REALIZAR UM ESTUDO TEÓRICO SOBRE O FILOSOFO CHARLES SANDERS PEIRCE (1839-1914), CONSIDERADO UM DOS FUNDADORES DO MOVIMENTO PRAGMATISTA, CORRENTE FILOSÓFICA ESTADUNIDENSE CRIADA EM FINAIS DO SÉCULO XIX E COMEÇO DO SÉCULO XX. A METODOLOGIA ADOTADA FOI DE NATUREZA QUALITATIVA, POR MEIO DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, CUJA COLETA DE DADOS FOI OBTIDA EM FONTES COMO LIVRO, DICIONÁRIOS, BIOGRAFIAS E SITES NA INTERNET. NOS RESULTADOS E DISCUSSÕES OBSERVOU-SE QUE A EDUCAÇÃO É RESPONSÁVEL PELA FORMAÇÃO DO SER HUMANO, E NO QUE DIZ RESPEITO A DESAFIOS E DESVELAMENTOS, DAÍ A IMPORTÂNCIA DE EDUCAR SEU PENSAMENTO PARA A REFLEXÃO, SOBRETUDO, COM COMPETÊNCIA PARA ENFRENTAR A REALIDADE. NAS CONSIDERAÇÕES FINAIS ANALISOU-SE COMO PEIRCE DEDICOU-SE A ELABORAÇÃO DE UMA TEORIA QUE NOS PERMITISSE ENTENDER O SENTIDO E SIGNIFICADO DOS CONCEITOS COM BASE NA EDUCAÇÃO LÓGICA E DA SEMIÓTICA. CONSIDERA-SE, PELO QUE JÁ FOI ESTUDADO NOS TEXTOS QUE FUNDAMENTARAM O ESTUDO, QUE O SUJEITO PRECISA APRENDER A SER CRÍTICO, A PENSAR E IMAGINAR POR SI. ASSIM, PEIRCE OFERECE EM SUA OBRA ARCABOUÇOS PARA FUNDAMENTAR A EDUCAÇÃO DO PENSAR." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => "PRAGMATISMO, EDUCAÇÃO DO PENSAR, FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO, CHARLES SANDERS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA17_ID688_26092019231017.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:29" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA JÚLIA DE JESUS" "autor_nome_curto" => "FCA JÚLIA" "autor_email" => "fcajulia@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 58326 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4789 "inscrito_id" => 688 "titulo" => "A FILOSOFIA DE CHARLES SANDERS PEIRCE E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A EDUCAÇÃO DO PENSAMENTO" "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO TRATA DE UM RELATÓRIO DE PESQUISA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, SOBRE FILOSOFIA DE CHARLES SANDERS PEIRCE E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A EDUCAÇÃO DO PENSAMENTO, TRATA-SE DE UM PROJETO CUJA PROPOSTA É REALIZAR UM ESTUDO TEÓRICO SOBRE O FILOSOFO CHARLES SANDERS PEIRCE (1839-1914), CONSIDERADO UM DOS FUNDADORES DO MOVIMENTO PRAGMATISTA, CORRENTE FILOSÓFICA ESTADUNIDENSE CRIADA EM FINAIS DO SÉCULO XIX E COMEÇO DO SÉCULO XX. A METODOLOGIA ADOTADA FOI DE NATUREZA QUALITATIVA, POR MEIO DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, CUJA COLETA DE DADOS FOI OBTIDA EM FONTES COMO LIVRO, DICIONÁRIOS, BIOGRAFIAS E SITES NA INTERNET. NOS RESULTADOS E DISCUSSÕES OBSERVOU-SE QUE A EDUCAÇÃO É RESPONSÁVEL PELA FORMAÇÃO DO SER HUMANO, E NO QUE DIZ RESPEITO A DESAFIOS E DESVELAMENTOS, DAÍ A IMPORTÂNCIA DE EDUCAR SEU PENSAMENTO PARA A REFLEXÃO, SOBRETUDO, COM COMPETÊNCIA PARA ENFRENTAR A REALIDADE. NAS CONSIDERAÇÕES FINAIS ANALISOU-SE COMO PEIRCE DEDICOU-SE A ELABORAÇÃO DE UMA TEORIA QUE NOS PERMITISSE ENTENDER O SENTIDO E SIGNIFICADO DOS CONCEITOS COM BASE NA EDUCAÇÃO LÓGICA E DA SEMIÓTICA. CONSIDERA-SE, PELO QUE JÁ FOI ESTUDADO NOS TEXTOS QUE FUNDAMENTARAM O ESTUDO, QUE O SUJEITO PRECISA APRENDER A SER CRÍTICO, A PENSAR E IMAGINAR POR SI. ASSIM, PEIRCE OFERECE EM SUA OBRA ARCABOUÇOS PARA FUNDAMENTAR A EDUCAÇÃO DO PENSAR." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => "PRAGMATISMO, EDUCAÇÃO DO PENSAR, FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO, CHARLES SANDERS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA17_ID688_26092019231017.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:29" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA JÚLIA DE JESUS" "autor_nome_curto" => "FCA JÚLIA" "autor_email" => "fcajulia@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }