A EDUCAÇÃO INCLUSIVA VEM GANHANDO DESTAQUE DIA A DIA NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO NO BRASIL. TANTO O GOVERNO, QUANTO AS PRÓPRIAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, TÊM BUSCADO SE ENVOLVER NO INTUITO DE PROMOVER O CUMPRIMENTO DAS LEIS QUE VISAM GARANTIR OS DIREITOS CONQUISTADOS POR ESSAS PESSOAS. SABE-SE QUE, O PERÍODO ESCOLAR REFLETE DE FORMA GRANDIOSA NA VIDA DOS ACADÊMICOS E A MESMA INFLUENCIARÁ DURANTE TODA A VIDA DO ALUNADO, NÃO SOMENTE DENTRO DO ÂMBITO ESCOLAR, MAS, COMO TODA A BASE VAI CAUSAR IMPACTOS EM SUA VIDA SOCIAL E FORA DELA. DIANTE DISTO, A PESQUISA TEM COMO OBJETIVO REFLETIR E APRESENTAR O IMPACTO DO NAPNE - NÚCLEO DE ATENDIMENTO ÀS PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS, NA VIDA ACADÊMICA DOS ALUNOS SURDOS, DENTRO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA, CAMPUS CAMPINA GRANDE. ESTE TRABALHO TAMBÉM APRESENTARÁ RELATOS DE 4 ALUNOS SURDOS DA REFERIDA INSTITUIÇÃO SOBRE SUAS VIVÊNCIAS E RELATOS DE COMO O NAPNE TEM IMPACTOS NA SUA VIDA ESCOLAR.