ARAÚJO, Francisco Roberto Diniz. Um ambiente de afetividade nos espaços escolares. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/62773>. Acesso em: 23/12/2024 01:53
No presente trabalho, analisamos a questÃo da afetividade no ambiente escolar, enfatizando a importÂncia desse procedimento na relaÇÃo entre professor e aluno na sala de aula. Portanto, quando nos referimos ao conceito de afetividade, nÃo estamos somente falando de abraÇos, beijos, carinhos, ou seja, vai alÉm dessas expressÕes. O afeto dÁ continuidade a uma boa comunicaÇÃo, seja ela verbal ou nÃo verbal. O presente artigo nos mostra que a afetividade É extremamente essencial no desenvolvimento do aluno no Âmbito escolar e que sem ela o ambiente escolar pode-se afetar de maneira negativa na aprendizagem do aluno. O mesmo aborda importÂncia da afetividade no meio escolar, destacando que ela contribui para um ambiente mais agradÁvel e propÍcio para o conhecimento. Autores como Goleman (1995), Chalita (2001) definem a grande importÂncia da afetividade para as crianÇas na sala de aula, e dizem que a formaÇÃo da autoestima É a peÇa fundamental para uma boa educaÇÃo, pois o grande pilar da educaÇÃo É a habilidade emocional dos alunos. Este artigo se ampara em pesquisa bibliogrÁfica, onde a fundamentaÇÃo teÓrica se argumenta em teÓricos como GonÇalves (2005), Morales (2001) e Maldonato (1994). Conclui-se, portanto, que o uso da afetividade É fundamental para haja um bom relacionamento entre os agentes escolares. AtravÉs dela, podemos quebrar algumas barreiras que afastam, principalmente, professores e alunos, prejudicando a harmonia escolar.