ESTE ESTUDO OBJETIVA COMPREENDER COMO A DINÂMICA DA VIDA SOCIAL CONTEMPORÂNEA REFLETE NO UNIVERSO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR E, VISANDO A CONSECUÇÃO DESSA META, ORGANIZAMO-LO EM TRÊS PASSOS ESPECÍFICOS DE ANÁLISE: PRIMEIRAMENTE, EXAMINAMOS A LEITURA DE GEORGE SIMMEL SOBRE A DINÂMICA DA VIDA SOCIAL CONTEMPORÂNEA. DEPOIS, APRESENTAMOS A LEITURA CRÍTICA DE WALTER BENJAMIN SOBRE O MODUS VIVENDI SOCIAL CONTEMPORÂNEO. POR FIM, MOSTRAMOS OS REFLEXOS DA DINÂMICA SOCIAL CONTEMPORÂNEA NA CULTURA ESCOLAR E COMO ESSES AUTORES PODEM NOS AJUDAR A PENSAR OS PROBLEMAS E POSSÍVEIS BENESSES DESSES REFLEXOS. NOSSO ESTUDO TEM CARÁTER ESTRITAMENTE TEÓRICO E ESTÁ FUNDADO NO ESTUDO DESSES AUTORES. NOSSA ANÁLISE É SOCIALMENTE RELEVANTE PORQUE A EDUCAÇÃO É UM FENÔMENO DECISIVO NA CONSTITUIÇÃO CIVILIZATÓRIA DO MUNDO ATUAL E – À LUZ DOS REFERIDOS PENSADORES QUE FUNDAMENTAM ESSA PESQUISA – AQUI SUBLINHAMOS OS DESAFIOS QUE AS INSTITUIÇÕES ESCOLARES ENFRENTAM E/OU DEVEM ENFRENTAR DIANTE DA ATUAL CONFIGURAÇÃO CULTURAL. EM TERMOS CONCLUSIVOS, MOSTRAREMOS QUE OS SÉCULOS XX E XXI DISPÕE OS ALUNOS A UMA CULTURA DE CELERIDADE QUE OS TRANSFORMAM EM MEROS “PASSANTES” DA/NA ESCOLA, FLANANDO NA SUPERFÍCIE DE INÚMEROS CONTEÚDOS DO CONHECIMENTO, SEM FAZER UMA PROFUNDA EXPERIÊNCIA DE COMPREENSÃO E MEMÓRIA DELES. INSPIRADOS EM SIMMEL E BENJAMIN, VEREMOS QUE HÁ UMA RAZÃO INVERSAMENTE PROPORCIONALMENTE ENTRE INFORMAÇÃO E APRENDIZADO, QUANDO AMBAS SÃO MARCADAS PELA PRESSA. ASSIM, AO REPRODUZIR O VIÉS MERCADOLÓGICO DE PRODUÇÃO E CONSUMO RÁPIDO NO PROCESSO DE ENSINO, A ESCOLA ACABA POR DEFORMAR NO ESTUDANTE A SUBJETIVIDADE DE SUAS INTELIGÊNCIAS, FAZENDO-O AGIR COMO MERA MÁQUINA DE REPRODUÇÃO DE DADOS.