ROHR, Thaise Cristina Spaniol. Práticas interdisciplinares no ensino da matemática. Anais VI FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/6524>. Acesso em: 22/12/2024 16:58
O presente artigo busca relatar e refletir sobre o estudo desenvolvido através do Componente Curricular Estágio Supervisionado II – 1º ao 5º ano, do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da Sociedade Educacional Três de Maio - SETREM. Aborda questões inerentes aos conceitos de interdisciplinaridade, conceitos matemáticos e de ensino aprendizagem. Tem-se como objetivo proporcionar aos alunos do 5º ano novas experiências a partir da interdisciplinaridade, abrangendo várias áreas de conhecimento necessárias para esta fase, priorizando os conteúdos matemáticos, para que ocorra um desenvolvimento pleno e integrado. Utiliza-se de uma abordagem qualitativa, técnica de pesquisa-ação, observações, assim como intervenções didáticas. As quais foram realizadas no 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Germano Dockorn, Três de Maio – RS. A base teórica faz referência aos seguintes autores BRASIL (2010), CARDOSO, GRECO, FURGHESTT (2012), FAZENDA(1996), LUCK (1994), MINAYO (1994), NACARATO (2009), PASTELLS (2009). A partir destes conceitos, compreender as relações conceituais da matemática com práticas pedagógicas desenvolvidas nos Anos Iniciais. A interdisciplinaridade busca encontrar as relações epistemológicas existentes entre os diferentes campos do conhecimento. Com ela adquirimos mais conhecimentos sociais e naturais globalizados, normalmente considerados difíceis se estudados particularmente nas disciplinas, ou somente em uma delas. Enfim, podemos compreender que o aluno aprende com mais facilidade quando estamos inseridos numa totalidade em que um tema é abordado sobre várias perspectivas e conteúdos, buscando assim, seres completos, não fragmentados. E este desejo só se confirma quando começarmos de tomar partida sobre o conceito interdisciplinar.