ESTE ARTIGO RESULTADO PARCIAL DE PESQUISA DE DOUTORADO DESENVOLVIDA JUNTO AO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI) QUE INVESTIGOU AS CONTRIBUIÇÕES DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO (LEDOC) PARA A MUDANÇA DA PRÁTICA EDUCATIVA DE PROFESSORES. O RECORTE APRESENTADO NESSE ARTIGO OBJETIVA ANALISAR AS TENDÊNCIAS FILOSÓFICO-PEDAGÓGICAS QUE ORIENTAM O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO CURSO (PPC) DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ, CAMPUS DE TERESINA E SUAS INTERFACES COM A PRÁTICA EDUCATIVA DESENVOLVIDA. REALIZOU-SE PESQUISA DE ABORDAGEM QUALITATIVA CRÍTICA E UTILIZOU-SE ANÁLISE DOCUMENTAL DO PPC E OBSERVAÇÃO SIMPLES, COMO PROCEDIMENTOS DE PRODUÇÃO DE DADOS. OS RESULTADOS APONTAM QUE A MATRIZ CURRICULAR RESPEITA, AINDA QUE COM ALGUMAS CONTRADIÇÕES, OS PRINCÍPIOS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO, BEM COMO PRIORIZA A BASE FILOSÓFICO-PEDAGÓGICAS QUE DIALOGA, A PRIORI, COM AS PROPOSIÇÕES DA TEORIA CRÍTICA. O ALCANCE DOS OBJETIVOS EXPLICITADOS DO PPC DEPENDE DA COMPREENSÃO, ENGAJAMENTO E ADESÃO DOS EDUCADORES E EDUCANDOS AOS PROPÓSITOS DO CURSO, O QUE DE FATO NÃO OCORRE INTEGRALMENTE, POIS EXISTEM DIVERGÊNCIAS EM ÂMBITO TEÓRICO-EPISTEMOLÓGICO.