CONTIERO, Lucineia et al.. Tecnologias digitais e ensino de línguas estrangeiras. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/62696>. Acesso em: 05/11/2024 05:15
ESTA DISCUSSÃO OPORTUNIZA OFERECER, COM BASE EM LITERATURA ESPECIALIZADA, EM DIÁRIOS SOBRE PRÁTICAS DE ENSINO, EM ENTREVISTAS E EM RODAS DE CONVERSAS COM PROFESSORES, IMPRESSÕES SOBRE A REALIDADE QUE PREVALECE NO ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS NAS ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS QUANTO AO USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS QUE FAVOREÇAM O ENSINO-APRENDIZAGEM. RECONHECEMOS A EXISTÊNCIA DE LACUNAS E PROBLEMAS E, POR CRER NA POSSIBILIDADE DE SUPERÁ-LOS, TRAZEMOS ESTE ARTIGO PARA DISCUTIR O ASSUNTO E APRESENTAR ALGUMAS ATIVIDADES APLICADAS. ESPERAMOS CONTRIBUIR, ASSIM, PARA UMA REFLEXÃO PROVEITOSA E PARA DESENVOLVER NOVAS LEITURAS E ENTENDIMENTOS SOBRE A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS E FORMAÇÃO DOCENTE NA OCASIÃO DESTE CONGRESSO. BUCKNGHAM (2007), DAVIES E MERCHANT (2009), ALVERMANN (2011), RICHARDS (2008), SCHNEIDERMAN (2003), ENTRE OUTROS PESQUISADORES FUNDAMENTAIS, PERMITEM PERCEBER QUE UMA MELHORIA NA QUALIDADE DA UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS EM SALA DE AULA E UMA MELHOR QUALIFICAÇÃO TECNOLÓGICA DO PROFISSIONAL DOCENTE FACILITARIAM UMA POSITIVA MELHORIA NO ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS.