Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINO DE ÁLGEBRA: DIFICULDADES ENCONTRADAS POR ALUNOS DO 8° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II

Palavra-chaves: CONHECIMENTO ALGÉBRICO, ENSINO DE ÁLGEBRA, ENSINO FUNDAMENTAL Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 60244
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 3458
    "inscrito_id" => 8745
    "titulo" => """
      ENSINO DE ÁLGEBRA: DIFICULDADES ENCONTRADAS POR\r\n
      ALUNOS DO 8° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II
      """
    "resumo" => """
      O PRESENTE ESTUDO, É UM RECORTE QUE SERVIRÁ DE BASE PARA UM FUTURO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE\r\n
      CURSO, TENDO COMO PILARES O ENSINO E APRENDIZAGEM DE ÁLGEBRA NO ENSINO FUNDAMENTAL. ELE TEM\r\n
      COMO OBJETIVO ANALISAR O ENSINO-APRENDIZAGEM DE ÁLGEBRA NA TURMA DO 8°, DE UMA ESCOLA DA\r\n
      REDE PÚBLICA MUNICIPAL, NA CIDADE DE RAFAEL GODEIRO/RN, COM INTUITO DE IDENTIFICAR QUAIS OS\r\n
      PROBLEMAS QUE OS ALUNOS DA REFERIDA UNIDADE DE ENSINO, POSSUEM EM RELAÇÃO AO ENSINO ÁLGEBRA,\r\n
      E VERIFICAR SE OS MESMOS CONSEGUEM APLICAR OS CONHECIMENTOS ALGÉBRICOS ADQUIRIDOS NO\r\n
      DECORRER DA DISCIPLINA. PARA TANTO, FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO CONTENDO 5 QUESTÕES PROBLEMAS\r\n
      ABRANGENDO DIFERENTES CONCEITOS ALGÉBRICOS. A ATIVIDADE QUE SERVIU PARA AUXILIAR A PESQUISA, FOI\r\n
      RETIRADA DE LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. COMO APORTE TEÓRICO NOS FUNDAMENTOS NOS\r\n
      TRABALHOS E PESQUISAS REALIZADAS POR AZEVÊDO (2010), TEDESCO E GIARETA (2009), GIL (2008) E\r\n
      GONÇALVES (2013). ASSIM, FOI FEITA A ANÁLISE DOS QUESTIONÁRIOS APLICADOS E PERCEBEU-SE QUE OS\r\n
      ALUNOS NÃO POSSUÍAM AS COMPETÊNCIAS NECESSÁRIAS PARA RESPONDER OS QUESTIONÁRIOS, ENCONTRANDO\r\n
      BASTANTE DIFICULDADES NO TOCANTE AO CONHECIMENTO ALGÉBRICO, GERANDO UMA GRANDE PREOCUPAÇÃO.\r\n
      POR FIM, CONCLUI-SE QUE O ENSINO DE ÁLGEBRA É ALGO QUE PRECISA SER REVISTO E QUE OS MÉTODOS DE\r\n
      ENSINO APLICADOS NÃO SÃO ADEQUADOS PARA QUE OS ALUNOS CONSIGAM UM NÍVEL DE APRENDIZAGEM\r\n
      SATISFATÓRIO, DE MANEIRA QUE OS MESMOS CONSIGAM INTERPRETAR E ENTENDER OS CONCEITOS QUE\r\n
      ENGLOBAM O CONHECIMENTO ALGÉBRICO
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "CONHECIMENTO ALGÉBRICO, ENSINO DE ÁLGEBRA, ENSINO FUNDAMENTAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA13_ID8745_21092019155301.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO PEDRO OLIVEIRA FRANÇA"
    "autor_nome_curto" => "JOÃO PEDRO "
    "autor_email" => "jsm106rg@gmail.com"
    "autor_ies" => "UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 60244
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 3458
    "inscrito_id" => 8745
    "titulo" => """
      ENSINO DE ÁLGEBRA: DIFICULDADES ENCONTRADAS POR\r\n
      ALUNOS DO 8° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II
      """
    "resumo" => """
      O PRESENTE ESTUDO, É UM RECORTE QUE SERVIRÁ DE BASE PARA UM FUTURO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE\r\n
      CURSO, TENDO COMO PILARES O ENSINO E APRENDIZAGEM DE ÁLGEBRA NO ENSINO FUNDAMENTAL. ELE TEM\r\n
      COMO OBJETIVO ANALISAR O ENSINO-APRENDIZAGEM DE ÁLGEBRA NA TURMA DO 8°, DE UMA ESCOLA DA\r\n
      REDE PÚBLICA MUNICIPAL, NA CIDADE DE RAFAEL GODEIRO/RN, COM INTUITO DE IDENTIFICAR QUAIS OS\r\n
      PROBLEMAS QUE OS ALUNOS DA REFERIDA UNIDADE DE ENSINO, POSSUEM EM RELAÇÃO AO ENSINO ÁLGEBRA,\r\n
      E VERIFICAR SE OS MESMOS CONSEGUEM APLICAR OS CONHECIMENTOS ALGÉBRICOS ADQUIRIDOS NO\r\n
      DECORRER DA DISCIPLINA. PARA TANTO, FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO CONTENDO 5 QUESTÕES PROBLEMAS\r\n
      ABRANGENDO DIFERENTES CONCEITOS ALGÉBRICOS. A ATIVIDADE QUE SERVIU PARA AUXILIAR A PESQUISA, FOI\r\n
      RETIRADA DE LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. COMO APORTE TEÓRICO NOS FUNDAMENTOS NOS\r\n
      TRABALHOS E PESQUISAS REALIZADAS POR AZEVÊDO (2010), TEDESCO E GIARETA (2009), GIL (2008) E\r\n
      GONÇALVES (2013). ASSIM, FOI FEITA A ANÁLISE DOS QUESTIONÁRIOS APLICADOS E PERCEBEU-SE QUE OS\r\n
      ALUNOS NÃO POSSUÍAM AS COMPETÊNCIAS NECESSÁRIAS PARA RESPONDER OS QUESTIONÁRIOS, ENCONTRANDO\r\n
      BASTANTE DIFICULDADES NO TOCANTE AO CONHECIMENTO ALGÉBRICO, GERANDO UMA GRANDE PREOCUPAÇÃO.\r\n
      POR FIM, CONCLUI-SE QUE O ENSINO DE ÁLGEBRA É ALGO QUE PRECISA SER REVISTO E QUE OS MÉTODOS DE\r\n
      ENSINO APLICADOS NÃO SÃO ADEQUADOS PARA QUE OS ALUNOS CONSIGAM UM NÍVEL DE APRENDIZAGEM\r\n
      SATISFATÓRIO, DE MANEIRA QUE OS MESMOS CONSIGAM INTERPRETAR E ENTENDER OS CONCEITOS QUE\r\n
      ENGLOBAM O CONHECIMENTO ALGÉBRICO
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "CONHECIMENTO ALGÉBRICO, ENSINO DE ÁLGEBRA, ENSINO FUNDAMENTAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA13_ID8745_21092019155301.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO PEDRO OLIVEIRA FRANÇA"
    "autor_nome_curto" => "JOÃO PEDRO "
    "autor_email" => "jsm106rg@gmail.com"
    "autor_ies" => "UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O PRESENTE ESTUDO, É UM RECORTE QUE SERVIRÁ DE BASE PARA UM FUTURO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO, TENDO COMO PILARES O ENSINO E APRENDIZAGEM DE ÁLGEBRA NO ENSINO FUNDAMENTAL. ELE TEM COMO OBJETIVO ANALISAR O ENSINO-APRENDIZAGEM DE ÁLGEBRA NA TURMA DO 8°, DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL, NA CIDADE DE RAFAEL GODEIRO/RN, COM INTUITO DE IDENTIFICAR QUAIS OS PROBLEMAS QUE OS ALUNOS DA REFERIDA UNIDADE DE ENSINO, POSSUEM EM RELAÇÃO AO ENSINO ÁLGEBRA, E VERIFICAR SE OS MESMOS CONSEGUEM APLICAR OS CONHECIMENTOS ALGÉBRICOS ADQUIRIDOS NO DECORRER DA DISCIPLINA. PARA TANTO, FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO CONTENDO 5 QUESTÕES PROBLEMAS ABRANGENDO DIFERENTES CONCEITOS ALGÉBRICOS. A ATIVIDADE QUE SERVIU PARA AUXILIAR A PESQUISA, FOI RETIRADA DE LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. COMO APORTE TEÓRICO NOS FUNDAMENTOS NOS TRABALHOS E PESQUISAS REALIZADAS POR AZEVÊDO (2010), TEDESCO E GIARETA (2009), GIL (2008) E GONÇALVES (2013). ASSIM, FOI FEITA A ANÁLISE DOS QUESTIONÁRIOS APLICADOS E PERCEBEU-SE QUE OS ALUNOS NÃO POSSUÍAM AS COMPETÊNCIAS NECESSÁRIAS PARA RESPONDER OS QUESTIONÁRIOS, ENCONTRANDO BASTANTE DIFICULDADES NO TOCANTE AO CONHECIMENTO ALGÉBRICO, GERANDO UMA GRANDE PREOCUPAÇÃO. POR FIM, CONCLUI-SE QUE O ENSINO DE ÁLGEBRA É ALGO QUE PRECISA SER REVISTO E QUE OS MÉTODOS DE ENSINO APLICADOS NÃO SÃO ADEQUADOS PARA QUE OS ALUNOS CONSIGAM UM NÍVEL DE APRENDIZAGEM SATISFATÓRIO, DE MANEIRA QUE OS MESMOS CONSIGAM INTERPRETAR E ENTENDER OS CONCEITOS QUE ENGLOBAM O CONHECIMENTO ALGÉBRICO

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.