O ENSINO DE QUÍMICA É UM DESAFIO CONSTANTE, POIS OS DISCENTES POSSUEM CERTO GRAU DE DIFICULDADE NA COMPREENSÃO E ASSIMILAÇÃO DA MATÉRIA, QUANDO TRATAMOS DE ALUNOS DEFICIENTES AUDITIVOS, A SITUAÇÃO SE AGRAVA AINDA MAIS. NA PRECARIEDADE DE MÉTODOS DE ENSINO E PESQUISAS NA ÁREA, UMA ALTERNATIVA EFICAZ FOI O USO DE MATERIAIS DIDÁTICOS ADAPTADOS, COM ESTÍMULOS VISUAIS E INTERATIVOS. COM ESSA PROBLEMÁTICA OS BOLSISTAS DO PROJETO PIBID, SUBPROJETO QUÍMICA, CONFECCIONARAM UMA TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS QUÍMICOS ADAPTADA E INTERATIVA PARA O ENSINO DE QUÍMICA, TRATANDO DOS ASSUNTOS TABELA PERIÓDICA E PROPRIEDADES PERIÓDICAS. O MATERIAL DIDÁTICO FOI CONFECCIONADO EM COMEMORAÇÃO AOS 150 DA TABELA PERIÓDICA, DESTACANDO PARA OS ALUNOS A IMPORTÂNCIA DA TABELA NÃO SÓ NO ENSINO DE QUÍMICA, COMO TAMBÉM NO COTIDIANO DOS ALUNOS, E FOI UTILIZADO NAS TURMAS DE HOSPEDAGEM E LIBRAS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO DA EEEP JOAQUIM NOGUEIRA, TENDO EM VISTA QUE RECURSOS VISUAIS ESTIMULAM E CONTRIBUEM PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS DISCENTES.