Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

SITUAÇÕES PROBLEMA COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE QUÍMICA - CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA EEM GOVERNADOR ADAUTO BEZERRA.

Palavra-chaves: ENSINO DE QUÍMICA, SITUAÇÃO PROBLEMA, METODOLOGIA DE ENSINO Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 62634
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 1753
    "inscrito_id" => 7929
    "titulo" => "SITUAÇÕES PROBLEMA COMO FERRAMENTA PARA O  ENSINO DE QUÍMICA - CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA EEM GOVERNADOR ADAUTO BEZERRA."
    "resumo" => "A QUÍMICA É UMA CIÊNCIA EXATA, PRESENTE NO COTIDIANO E NO DESENVOLVIMENTO DA SOCIEDADE E HUMANIDADE. COMO DISCIPLINA, AINDA É TRABALHA UTILIZANDO-SE MAJORITARIAMENTE MÉTODOS TRADICIONAIS DE ENSINO, QUE PODEM NÃO FAVORECER O DESENVOLVIMENTO DAS ESPECIFICIDADES DE CADA ALUNO. ESTE TRABALHO, É FRUTO DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS COM ESTUDANTES DO SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO, AS QUAIS BUSCARAM PROMOVER A PARTICIPAÇÃO ATIVA E EFETIVA DOS ALUNOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM TORNANDO-OS PROTAGONISTAS DE TODO O PROCESSO DE ENSINO. NA METODOLOGIA PROPOSTA OS ALUNOS RECEBERAM SITUAÇÕES-PROBLEMAS, QUE FORAM DENOMINADAS DE SITUAÇÕES QUÍMICAS, QUE REFERIAM-SE A ALGUNS CONTEÚDOS DE QUÍMICA, O OBJETIVO FOI FAZER COM QUE OS ALUNOS APRESENTASSEM PARA A TURMA A SOLUÇÃO DA SITUAÇÃO QUÍMICA QUE LHES FOI DADA, QUAL DEVERIAM SER APRESENTADAS UTILIZANDO AS MAIS VARIADAS METODOLOGIAS DIDÁTICAS, INCLUINDO TAMBÉM EXPERIMENTOS SIMPLES COM MATERIAIS DE BAIXO CUSTO E/OU FÁCIL ACESSO. OS RESULTADOS OBTIDOS FORAM SATISFATÓRIOS, COM A PARTICIPAÇÃO, COM APRESENTAÇÃO DE SOLUÇÕES PARA AS SITUAÇÕES-PROBLEMA DE 71,4% DOS ESTUDANTES DAS TURMAS ENVOLVIDAS. A GRANDE MAIORIA OS ALUNOS DAS TURMAS MOSTRARAM INTERESSE PELOS TRABALHOS APRESENTADOS, QUE SURPREENDERAM POSITIVAMENTE EM TERMOS DE CRIATIVIDADE E CONTEÚDO, ALÉM DE TER CONTRIBUÍDO COM A FORMAÇÃO CONTINUADA DA PROFESSORA TITULAR DA DISCIPLINA E DA FORMAÇÃO INICIAL DOS LICENCIANDOS DO CURSO DE QUÍMICA, BOLSISTAS DO PIBID."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, SITUAÇÃO PROBLEMA, METODOLOGIA DE ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID7929_14082019230654.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:46"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IURI ALENCAR FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "IURI ALENCAR"
    "autor_email" => "iurialencar112@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ- UECE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 62634
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 1753
    "inscrito_id" => 7929
    "titulo" => "SITUAÇÕES PROBLEMA COMO FERRAMENTA PARA O  ENSINO DE QUÍMICA - CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA EEM GOVERNADOR ADAUTO BEZERRA."
    "resumo" => "A QUÍMICA É UMA CIÊNCIA EXATA, PRESENTE NO COTIDIANO E NO DESENVOLVIMENTO DA SOCIEDADE E HUMANIDADE. COMO DISCIPLINA, AINDA É TRABALHA UTILIZANDO-SE MAJORITARIAMENTE MÉTODOS TRADICIONAIS DE ENSINO, QUE PODEM NÃO FAVORECER O DESENVOLVIMENTO DAS ESPECIFICIDADES DE CADA ALUNO. ESTE TRABALHO, É FRUTO DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS COM ESTUDANTES DO SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO, AS QUAIS BUSCARAM PROMOVER A PARTICIPAÇÃO ATIVA E EFETIVA DOS ALUNOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM TORNANDO-OS PROTAGONISTAS DE TODO O PROCESSO DE ENSINO. NA METODOLOGIA PROPOSTA OS ALUNOS RECEBERAM SITUAÇÕES-PROBLEMAS, QUE FORAM DENOMINADAS DE SITUAÇÕES QUÍMICAS, QUE REFERIAM-SE A ALGUNS CONTEÚDOS DE QUÍMICA, O OBJETIVO FOI FAZER COM QUE OS ALUNOS APRESENTASSEM PARA A TURMA A SOLUÇÃO DA SITUAÇÃO QUÍMICA QUE LHES FOI DADA, QUAL DEVERIAM SER APRESENTADAS UTILIZANDO AS MAIS VARIADAS METODOLOGIAS DIDÁTICAS, INCLUINDO TAMBÉM EXPERIMENTOS SIMPLES COM MATERIAIS DE BAIXO CUSTO E/OU FÁCIL ACESSO. OS RESULTADOS OBTIDOS FORAM SATISFATÓRIOS, COM A PARTICIPAÇÃO, COM APRESENTAÇÃO DE SOLUÇÕES PARA AS SITUAÇÕES-PROBLEMA DE 71,4% DOS ESTUDANTES DAS TURMAS ENVOLVIDAS. A GRANDE MAIORIA OS ALUNOS DAS TURMAS MOSTRARAM INTERESSE PELOS TRABALHOS APRESENTADOS, QUE SURPREENDERAM POSITIVAMENTE EM TERMOS DE CRIATIVIDADE E CONTEÚDO, ALÉM DE TER CONTRIBUÍDO COM A FORMAÇÃO CONTINUADA DA PROFESSORA TITULAR DA DISCIPLINA E DA FORMAÇÃO INICIAL DOS LICENCIANDOS DO CURSO DE QUÍMICA, BOLSISTAS DO PIBID."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, SITUAÇÃO PROBLEMA, METODOLOGIA DE ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID7929_14082019230654.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:46"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IURI ALENCAR FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "IURI ALENCAR"
    "autor_email" => "iurialencar112@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ- UECE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

A QUÍMICA É UMA CIÊNCIA EXATA, PRESENTE NO COTIDIANO E NO DESENVOLVIMENTO DA SOCIEDADE E HUMANIDADE. COMO DISCIPLINA, AINDA É TRABALHA UTILIZANDO-SE MAJORITARIAMENTE MÉTODOS TRADICIONAIS DE ENSINO, QUE PODEM NÃO FAVORECER O DESENVOLVIMENTO DAS ESPECIFICIDADES DE CADA ALUNO. ESTE TRABALHO, É FRUTO DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS COM ESTUDANTES DO SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO, AS QUAIS BUSCARAM PROMOVER A PARTICIPAÇÃO ATIVA E EFETIVA DOS ALUNOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM TORNANDO-OS PROTAGONISTAS DE TODO O PROCESSO DE ENSINO. NA METODOLOGIA PROPOSTA OS ALUNOS RECEBERAM SITUAÇÕES-PROBLEMAS, QUE FORAM DENOMINADAS DE SITUAÇÕES QUÍMICAS, QUE REFERIAM-SE A ALGUNS CONTEÚDOS DE QUÍMICA, O OBJETIVO FOI FAZER COM QUE OS ALUNOS APRESENTASSEM PARA A TURMA A SOLUÇÃO DA SITUAÇÃO QUÍMICA QUE LHES FOI DADA, QUAL DEVERIAM SER APRESENTADAS UTILIZANDO AS MAIS VARIADAS METODOLOGIAS DIDÁTICAS, INCLUINDO TAMBÉM EXPERIMENTOS SIMPLES COM MATERIAIS DE BAIXO CUSTO E/OU FÁCIL ACESSO. OS RESULTADOS OBTIDOS FORAM SATISFATÓRIOS, COM A PARTICIPAÇÃO, COM APRESENTAÇÃO DE SOLUÇÕES PARA AS SITUAÇÕES-PROBLEMA DE 71,4% DOS ESTUDANTES DAS TURMAS ENVOLVIDAS. A GRANDE MAIORIA OS ALUNOS DAS TURMAS MOSTRARAM INTERESSE PELOS TRABALHOS APRESENTADOS, QUE SURPREENDERAM POSITIVAMENTE EM TERMOS DE CRIATIVIDADE E CONTEÚDO, ALÉM DE TER CONTRIBUÍDO COM A FORMAÇÃO CONTINUADA DA PROFESSORA TITULAR DA DISCIPLINA E DA FORMAÇÃO INICIAL DOS LICENCIANDOS DO CURSO DE QUÍMICA, BOLSISTAS DO PIBID.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.