FONTENELE, Maria Liliane Meneses et al.. Sete erros da eletroquímica. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/62612>. Acesso em: 22/12/2024 23:20
COM O INTUITO DE QUE AS AULAS NÃO SE TORNEM MONÓTONAS E ATRAIAM A ATENÇÃO DOS ESTUDANTES, O USO DE MATERIAIS DIDÁTICOS COM ABORDAGEM LÚDICA É UMA ALTERNATIVA DIDÁTICA A SER ACRESCIDA NA SALA DE AULA E QUE, POR INTERMÉDIO DESSA, PODE-SE OBTER O DESENVOLVIMENTO DO DISCENTE QUANTO A SUAS HABILIDADES DE SOCIALIZAÇÃO, INTERAÇÃO COM A REALIDADE, ESTÍMULO À CRIATIVIDADE E ABSTRAÇÃO DO CONHECIMENTO. ESTE TRABALHO TEM COMO FINALIDADE DESENVOLVER MAIS UMA FERRAMENTA QUE POSSA AUXILIAR O PROFESSOR DURANTE AS AULAS DE QUÍMICA, NO ENSINO DE ELETROQUÍMICA PARA ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO. ESTE MATERIAL DIDÁTICO FOI DENOMINADO “SETE ERROS DA ELETROQUÍMICA”. ESTE TRABALHO FOI FEITO A PARTIR DE UM QUESTIONÁRIO APLICADO À TURMA, VISANDO CONHECER A REALIDADE DOS ALUNOS QUANTO AOS ASSUNTOS VISTOS EM SALA DE AULA. A PARTIR DA ANÁLISE DE DADOS FOI PERCEPTÍVEL A GRANDE DIFICULDADE DOS ALUNOS COM RELAÇÃO AO CONTEÚDO DE TERMODINÂMICA. EVIDENCIAMOS ENTÃO QUE UMA ABORDAGEM ALTERNATIVA PODERIA SURTIR MELHOR EFEITO NO APRENDIZADO DOS ALUNOS, FAZENDO COM QUE OS MESMOS SINTAM-SE MOTIVADOS A ESTUDAR E ASSIMILEM MELHOR O CONHECIMENTO ABORDADO NA AULA. ASSIM FOI DESENVOLVIDO E APLICADO O JOGO DOS SETE ERROS DA ELETROQUÍMICA, QUE SERIA A PRÓXIMO CONTEÚDO A SER ABORDADO PELO PROFESSOR EM SALA DE AULA.