Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

Visualizações: 266
O PROJETO DE EXTENSÃO “APRENDER FAZENDO”: FOMENTANDO O INTERESSE DE ESTUDANTES MENINAS NAS CIÊNCIAS EXATAS, ENGENHARIAS E COMPUTAÇÃO

Palavra-chaves: GÊNERO, MENINAS, CIÊNCIAS EXATAS, ENGENHARIAS, ENGENHARIAS Pôster (PO) GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

ESTE TRABALHO APRESENTA OS RESULTADOS OBTIDOS PELO PROJETO EM ANDAMENTO APRENDER FAZENDO, FINANCIADO PELO CNPQ EM PARCERIA COM O MEC E MCTIC, A PARTIR DO EDITAL Nº 31/2018 - “MENINAS NAS CIÊNCIAS EXATAS, ENGENHARIA E COMPUTAÇÃO. O PROJETO VISA O ESTÍMULO DE MENINAS DE ESCOLAS PÚBLICAS, ESTUDANTES DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO, A SE INTERESSAREM PELAS ÁREAS DAS CIÊNCIAS EXATAS, POIS A MAIORIA DOS DIPLOMAS OBTIDOS NESTAS ÁREAS SÃO DE HOMENS. O PROJETO ESTIMULA O INTERESSE POR ESTAS ÁREAS ATRAVÉS DE EXPERIMENTOS PRÁTICOS ONDE CONCEITOS CIENTÍFICOS SÃO APRESENTADOS DE FORMA LÚDICA, ACOMPANHANDO A CURIOSIDADE DAS ESTUDANTES PARTICIPANTES. O PRINCIPAL REFERENCIAL TEÓRICO DO PROJETO BASEIA-SE NO CONCEITO HANDS ON, OU APRENDER FAZENDO, PELA TRADUÇÃO LIVRE. AS ATIVIDADES JÁ REALIZADAS SÃO SAÍDAS DE CAMPO À ÁREAS DE INTERESSE GEOLÓGICO PRÓXIMAS ÀS ESCOLAS PARTICIPANTES, EXPERIMENTOS COMO FABRICAÇÃO DE CRISTAIS, RECONHECIMENTO E DESENHOS DE PROPRIEDADES DE MINERAIS, INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO E PROGRAMAÇÃO ATRAVÉS DE PROGRAMAS LÚDICOS, CONCEITOS DE EDUCAÇÃO DE TRÂNSITO E COLETA DE DADOS COMO FLUXO DE TRÂNSITO, QUARTEAMENTO DE RESIDOS SÓLIDOS, ENTRE OUTROS. O PROJETO ENCONTRA-SE EM ANDAMENTO MAS JÁ É PERCEPTÍVEL AUMENTO DE INTERESSE DAS ESTUDANTES PARTICIPANTES EM ÁREAS DE EXATAS E O DESEJO DE FAZER UM CURSO SUPERIOR.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.